Suporte ao Professor
Preparar
E aconselhável um projetor para apresentar os objetivo e material com seus alunos utilizaram nesta aula.
Esta aula foi preparada para realizada em pelo menos 90 minutos.
Os assuntos abordados nesta aula serão:
- Conhecer a história por trás dos esportes.
- Valorizar o trabalho coletivo nos esportes.
- Trabalhar observações e oralidade dos alunos.
- Aprender a programar um robô e perceber suas características.
Importante: leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos.
Material do Aluno
Material de apoio do aluno está no software LEGO Education SPIKE.
Também é possível baixar em pdf o manual de montagem para impressão ou visualizzar on line.
Envolver
(Toda a classe, 10 a 15 minutos)
Iniciar a aula indagando os alunos sobre o que conhece dos esportes e suas origens, fazer uma roda de debate com os esportes que a turma mais gosta de praticar.
Faça perguntas, como:
Qual a diferença entre os jogos da antiguidade para os jogos modernos?
Qual era o objetivo dos esportes na Grécia Antiga?
No seu entendimento hoje o esporte tem quais caractéristicas diferentes?
Apresente vídeos curtos com imagens dos jogos olímpicos da Grécia antiga e explique a importância que os jogos olímpicos tinham para os povos antigos.
Apresente a proposta do "Gigante", o robô que pratica esporte. Peça para observarem quais as caractéristicas mecânicas ele tem em comparação com uma pessoa.
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Explorar
Divida sua classe em grupos de 3 a 4 alunos, esse será o momento mão na massa da turma.
Reserve 30 minutos para os alunos explorarem e construírem o modelo proposto para a aula.
Neste momento:
Peça aos alunos para trabalharem em equipe, onde eles possam separar suas funções durante esse momento.
Explique o que eles irão construir e resalte a importancia dos mecanismos que seu robô terá quando pronto.
Apos a construção pronta:
Faça questionamentos para os alunos explorarem a programação que será necessário para o Robô realizar o exercício físico.
Peça para que expliquem o algoritmo que eles acreditam que será a base de seu código.
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Explicar
Para essa etapa reserve 5 minutos por equipe para que seus alunos possam compartilhar como foi construir o modelo proposto.
Faça questionamentos como:
Qual foi a parte mais complexa?
De qual maneira vocês conseguiram vencer essas dificuldade?
Onde a equipe percebe a mecânica do esporte sendo aplicada em seu robô?
O que foi mais fácil de fazer nesta atividade?
Sua equipe faria algo diferente na construção do modelo? Explique o porquê?
No momento da programação, sua equipe conseguiu fazer o "Gigante" erguer o peso?
Quais blocos de programação você compreende que são os mais importantes para esse modelo?
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Elaborar
No elaborar tenha pelo menos 20 a 25 minutos para explorar neste a possibilidade de expandir o aprendizado de seus alunos.
Peça a os grupos observarem o Gigante e tentarem perceber novas aplicações em diferentes esportes. Dê um tempo para eles pesquisarem na internet onde robô já estão envolvidos em esportes.
Instigue a curiosidade de mudar e incluir novas peças não usadas do kit, que sabe uso de sensores, mais motores e novas rotinas em sua programação para deixar ainda mais esportista o robô dos alunos.
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Avaliar
Aproveite o momento do Avaliar durante toda a aula.
Acompanhe os grupos e dê dicas e feedbacks para que a equipe tenha sucesso em suas ações.
Relembre sempre para os alunos qual é o objetivo da atividade.
Proponha a autoavaliação dos grupos e alunos:
Use as peças LEGO para esse momento que melhor representa seu desempenho
Peça Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever como força e massa podem mudar o movimento de um objeto.
Peça Azul: Consigo descrever como força e massa podem mudar o movimento de um objeto.
Peça Rosa: Consigo descrever e explicar como força e massa podem mudar o movimento de um objeto.
Utilize esse momento também para debates saudáveis sobre o trabalho em equipe, faça os alunos repensarem práticas e métodos usados durante a atividade.
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Dicas para o professor
Seja fléxivel em seu plano de aula, sepere momentos de espontaniedade durante o andamento da atividade. Aproveite esses momentos para ensinar.
Motive seus alunos a registrarem seus passos durante a atividade, podendo ser um diário, registro fotografico ou até mesmo pequenos Vlog contando um pouco sobre o que realizaram.
Elogie as conquistas eus alunos, pessoas motivadas trabalham e aprendem melhor.
Diferenciar
Esse é um momento para trabalhar e criar novas possiblidades para seus alunos.
Proponha incorporar o desenvolvimento de habilidades em matemáticas, peça aos seus alunos que usem os elementos de medição do ângulo do braço do robô.
Como as forças são aplicadas em determinados esportes, no caso do Gigante, quais são essas forças?
Dê momentos para os alunos pesquisarem as diferentes aplicações de energia que existe na física.