Suporte ao Professor
Preparar
Reveja o material do aluno online. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula. Certifique-se de ter abordado sobre força, ângulo e velocidade em uma aula anterior. Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Prepare os vídeos sobre o assunto para que a abordagem seja mais leve e concisa.
Material do Aluno
Disponibilizar o arquivo ou impresso o material do Aluno.
Envolver
(Toda a classe, 5 minutos)
Inicie uma discussão sobre esportes, promova uma conversa rápida sobre a história do salto a distância no atletismo, qual a importância e como os atletas se preparam, converse sobre como a velocidade, explosão, ângulo e força são importantes para um atleta de salto a distância atingir seu objetivo. E como os atletas podem usar sua compreensão sobre forças, interações e ângulos para marcar pontos.
Faça perguntas, como:
O Movimento dos braços com força para cima e para fora da área de pouso à medida que as pernas se movimentam é importante para um atleta saltar o mais distante possível?
O que acontece se um atleta não planejar o ângulo dos pés na hora do salto ?
O que seria a receita perfeita ?
A receita para o salto em distância perfeito
(https://www.youtube.com/watch?v=-2_c85LYiAI)
Peça a seus alunos para descreverem o que eles acham que é importante para ter um salto perfeito.
Diga aos alunos que eles vão projetar um mecanismo que simula a precisão de um salto a distância, onde cada cálculo é importante, utilizando um objeto poderão testar a partir de cálculos de força, velocidade e ângulos.
--
Explorar
(Pequenos Grupos, 30 Minutos)
Peça que os alunos trabalhem em pares para construir sua área de salto.
Explique o desafio: Diga aos alunos que eles devem programar o robô para alcançar a maior pontuação possível , simulando um salto.
Explique os critérios de pontuação:
● Bandeira branca ( queimou o salto)
● 01 Bloco Verde ( 5 Pontos)
● 01 Bloco Azul ( 10 pontos)
● 01 Bloco Rosa (15 pontos)
● 01 Bloco Laranja (20 pontos)
● 01 Bloco Amarelo (50 pontos)
● Saiu da base (queimou o salto)
A peça de lego precisa ser ajustada para o lançamento próximo do Hub do lado que está o lançador, se a peça ficar antes da bandeira branca ( queimou o salto) passa a vez para o colega.
Não é marcado nenhum ponto se a peça ficar antes da bandeira branca ou se sair da base de lançamento.
Eles não podem tocar na bola com as mãos depois de terem-nas colocado na área de jogo.
O mecanismo de lançar o lego deve ser ajustado conforme o aluno preferir.
Peça que os alunos discutam os problemas que eles precisam resolver e, então, que rascunhem e marquem algumas ideias antes de começar a construir.
Eles podem rascunhar suas ideias com um lápis e papel ou podem "esboçar" em 3D usando os blocos.
Peça que cada grupo comece a construir e a testar seu mecanismo e saltos .
--
Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
Peça que os alunos compartilhem seus rascunhos dos saltos com os colegas.
Faça perguntas, como:
Quão bem funciona sua estratégia?
Você juntou Força com movimento e ângulo?
Como você conseguiu marcar pontos de um determinado ângulo?
Existe uma maneira certa de se posicionar para um salto perfeito? Os videos serviram de inspiração? Suas anotações serviram ? O que foi diferente e igual ? O que você poderia alterar?
Incentive-os a trocar ideias com outra dupla. No mundo real, não tem problema que os engenheiros e designers se baseiam nas ideias de outros!
Diga aos alunos que eles vão projetar seu próprio mecanismo de salto, ou ajustar o que já existe.
--
Elaborar
(Toda a classe, 5 minutos)
Peça a seus alunos para adicionarem construírem mais pista de salto.
Quantos pontos eles conseguem fazer?
Agora, peça para que eles programem antes do lançamento eles emitam um som e com o sensor de cor eles autorizem o lançamento.
Reserve um tempo para a organização.
--
Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.
Promova a autoavaliação.
Você pode criar rubricas de avaliação por dupla para simplificar o processo.
Lista de Observações
Meça a proficiência dos seus alunos pedindo para descreverem qual a importância de trabalhar a força, velocidade e ângulo.
Autoavaliação
Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever qual a importância da junção do salto, movimento, ângulo e força.
Azul: Consigo descrever como a junção do salto, movimento, ângulo e força podem mudar o movimento do salto.
Amarelo: Consigo descrever e explicar como a junção do salto, movimento, ângulo e força podem mudar o movimento do salto para a pontuação máxima.
Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a avaliarem seus colegas: Usando a escala de blocos acima para dar pontos ao desempenho um do outro. Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas
--
Dicas para o professor
Dicas De Modelo
Extensão do assunto sobre salto a distância, incorporarando o desenvolvimento e entendimento da junção de forma, velocidade e ângulo.
Faça com que seus alunos encontrem exemplos de programas de velocidade e alvo e explorem as diferenças entre eles.
Faça com que eles criem uma apresentação sobre programas sobre a importância dos testes e ângulos para o salto perfeito.
Observação: Isto tornará a aula mais longa.
Se algum dos seus alunos ficar bloqueado e não conseguir fazer nenhum salto que pontue direcione-os: Pergunte se eles já tentaram usar só força ou se ajustaram o ângulo, diga para testar primeiro um movimento depois o outro.
Diga que podem trocar ideias com outras duplas
Fale que podem esboçar novas formas de saltos .
Diferenciar
Simplifique esta aula:
Incentive seus alunos a iniciarem explorando somente uma determinada posição de saída.
Aumente a dificuldade:
Faça com que seus alunos projetem o braço do lançador do protótipo.
Adicionando tempos para os saltos.
Peça para seus alunos modificarem seus programas usando sensor de cor para força e velocidade do salto.