Suporte ao Professor
Preparar
Esta aula foi planejada para ser realizada em pelo menos duas sessões de 50 minutos. Definidas como parte 1 e 2.
Certifique-se de ter abordado a potenciação de números naturais, especialmente a potência de base 2 na aula anterior.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os estudantes. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos. Consulte a seção Diferenciação abaixo para sugestões
Material do Aluno
Disponibilize os manuais de montagem e, se for adequado, a proposta de programação disponível nos "Recursos adicionais".
Um pouco sobre potência de base 2.
Através da formula 2ᵑ - 1 = M, sendo que n é a quantidade de discos e M é o resultado mínimo dos movimentos permitidos.
Recordamos as potências de base 2.
1 Disco = 2¹ - 1 = 1 movimento
2 Disco = 2² - 1 = 3 movimentos
3 Disco = 2³ - 1 = 7 movimentos
4 Disco = 2⁴ - 1 = 15 movimentos
Assista o vídeo do estudante ou acesse-o através do material online dos estudantes.
Envolver
(Toda a classe, 20 minutos)
Promova uma conversa sobre as potências de base 2, a importância de executar os movimentos, e investigando sobre:
Vocês já conheciam a torre de hanói?
Quais os benefícios ela pode trazer para nossa vida? Ela ajuda no raciocínio lógico, na memorização?
E se eu quiser avançar com 5 discos? Quantos movimentos? Com 6? Com 7?
Vocês já conheciam a cidade de hanói? Sabiam que ela ficava no Vietnã?
Sugestão: Depois da aula, em casa, assista os vídeos no YouTube sobre a cidade de Hanói.
Ficou alguma curiosidade sobre Edouard Lucas?
Diga a importância de conhecermos os autores, os cientistas e os primeiros mestres. Conhecimento é tudo!
Diga aos estudantes que eles vão projetar um mecanismo que vai solucionar a torre de hanói com 4 discos, no caso da LEGO SPIKE PRIME, serão 4 blocos de tamanhos e cores diferentes.
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Explorar
Parte 1 - Montagem (Pequenos Grupos, 30 minutos)
Peças os estudantes que trabalhem em grupo para construir essas duas estruturas da torre de Hanói. Base da torre de hánoi + o robô que vai solucionar o quebra cabeça.
Diga aos estudantes que eles devem projetar:
1 base que servirá para torre de hanói, lembrando que a torre de Hanói é composta por três pinos(pilares), onde servirá de base para colocar os 4 blocos da lego do maior para o menor, inserir na base um motor e a rub. Usar o passo de montagem das peças.
1 robô com garra, sensor e motor para fazer os movimentos dos blocos. Usar o passo de montagem das peças.
Fazer um pseudocódigo para ajudá-los na hora de fazerem a programação no aplicativo do SPIKE. Lembre da formula 2ⁿ - 1 = Movimentos, sendo que n é igual a quantidade de blocos.
Buscar a melhor solução para resolver os movimentos mínimos da torre de Hanói.
Parte 2 - Programar (Pequenos grupos, 20 minutos)
Fazer a programação no aplicativo SPIKE.
Testar a programação (Pequenos Grupos, 15 minutos)
Peça que cada grupo comece a testar o protótipo, resolvendo o problema dos 4 blocos da torre de hanói com o mínimo de movimentos.
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Explicar
(Toda a classe, 5 minutos)
Junte seus estudantes para revisar e discutir suas ideias.
Faça perguntas, como:
Conseguiram confeccionar a base e o robô?
O pseudocódigo escrito, ajudou a programar no SPIKE?
Conseguirão atribuir os movimentos corretos e concluir a Torre de Hanói
Demonstre seu robô, ele vai resolver a Torre de Hanói?
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Avaliar
(Continuamente durante toda a aula)
Dê feedback sobre o desempenho de cada estudante.
Promova a autoavaliação;
Lista de observações:
Conseguiram compreender o que é a torre de Hanói?
Conseguiram assimilar as habilidades e competências multidisciplinares envolvidas?
Exploraram o raciocínio lógico e a resolução de problemas;
Crie uma escala que corresponda às necessidades. Por exemplo:
1. Precisa de ajuda na compreensão de resolução de problemas;
2. Precisa trabalhar potenciação de números naturais
3. Precisa trabalhar conceito de ângulos
4. Precisa trabalhar atenção e concentramento
5. Precisa trabalhar a criatividade
6. O estudante consegui somatizar todas as habilidades e competências da atividade, assim como a resolução dos problemas, sendo criativo.
7. O estudante demonstra a capacidade de ensinar os outros por meio do STEAM.
Autoavaliação
(Cada estudante -10 minutos)
Desenvolva em cada estudante a sua própria autoavaliação, escolhendo um bloco que melhor representa o seu desempenho;
Magenta = Com o auxílio do passo a passo e da equipe consigo montar construir o robô e ainda preciso compreender mais sobre o pseudocódigo em relação a programação.
Vermelho = Com o auxílio do passo a passo e da equipe consigo montar construir o robô e elaborar a programação
Amarelo = Consigo compreender o pseudocódigo e fazer a programação no Spike
Azul = Consigo compreender toda a atividade, executá-la e ajudar os meus colegas
Avaliação do Grupo
Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas.
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Dicas para o professor
Deixe sempre o estudante livre para a construção e criatividade no trabalho em grupo;
Porém, diga aos estudantes que existe um caderno de passo a passo para as construções da Torre e do robô que vai mover os blocos;
Você poderá dar uma dica ao estudante, se ele for desenvolver uma programação com ângulos e o sensor juntos, para o próximo comando é necessário zerar, para que os graus não deem continuidade de soma ou subtração, mas que executem com precisão o comando correto.
Exemplo: Se a cor for verde, virar 90⁰ à direita e baixar; Se a cor for vermelha, virar 90⁰ à esquerda (devido a este comando dado ele fara o seguinte 90 + 90 = 180). Então redirecione assim: Se o bloco for da cor verde, virar 90⁰ à direita e baixar; Volte para o ponto 0⁰ (ou ponto de início). Se o bloco for da cor vermelha, virar 90⁰ à esquerda e baixe. Volte para o ponto 0⁰, vire a direita 90⁰ e peguei o bloco verde e vire 180⁰ colocando em cima do bloco vermelho.
Esta foto apresenta uma amostra de solução, recomendo compartilhar com eles, caso trave a criatividade na construção dos pilares.
Diferenciar
Desafie os estudantes a criarem uma solução com 5 e 6 blocos?
Esta atividade poderá requerer tempo extra ou poderá ser desenvolvida em mais uma aula.