Suporte ao Professor
Preparar
Reveja o material do aluno on-line. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula. A aula terá um tempo de 60 minutos.
Chame a atenção dos seus alunos em relação as cores padronizadas com o convívio social e sobre a importância de ritmo no dia a dia.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos. Diferencie a aula para torná-la acessível a todos.
Material do Aluno
Disponibilize o manual de montagem para os alunos, digital ou impresso.
Envolver
(Todos – 5 minutos)
Promova uma conversa sobre como as cores podem nos passar informações importantes no dia a dia, informações que nos fornecerão mais segurança e facilidades.
Faça perguntas, como:
Como você se sente ao ver uma luz vermelha na rua?
Como você se sente ao ver uma luz amarela na rua?
O que você observou no vídeo em relação à velocidade da bolinha?
Diga aos alunos que eles vão projetar um mecanismo que pode empurrar uma bola de um lado para o outro, utilizando cores.
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Explorar
(pequenos grupos)
Peça que os alunos trabalhem em pares para construirem o jogo.
Explique o desafio para seus alunos:
Diga aos alunos que eles devem projetar um mecanismo que empurrará a bola com o objetivo de bater no sensor de toque para marcar pontos, utilizando para isto três cores muito usadas no nosso dia a dia.
Explique os critérios de pontuação:
A cada batida no sensor, um ponto será marcado, desde que a intensidade da bola seja adequada.
O controle da intensidade se dará através da leitura dar cor mostrada ao sensor de cor.
O HUB mostrará a pontuação durante o jogo.
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Dicas para o professor
Dê liberdade para os estudantes trabalharem no projeteto até descobrirem as respectivas correspondências de cor e intensidade.
Discuta com seu aluno sobre como as cores nos trazem informações e segurança no cotidiano.
Diferenciar
Estimule os alunos a trabalharem com cores diferentes das utilizadas no projeto, bem como as intensidades utilizadas nos motores.