Explorar
Coloque seus alunos em duplas para construir o modelo da pulga.
Peça a eles que executem o programa para ver como a pulga se move.
Faça com que eles criem novos protótipos de pernas para mover o corpo da pulga para a frente mais rápido. Destaque que eles não podem usar rodas para locomoção.
Crie Soluções Originais
Existem quase soluções infinitas para este problema e esta aula é uma oportunidade para que seus alunos realmente pensem fora da zona de conforto. Quando eles acharem que encontraram a melhor solução, desafie-os a encontrar outra.
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Explicar
Faça a mediação de uma discussão pedindo que os alunos descrevam os métodos que eles usaram para melhorar o movimento de suas pulgas.
Deixe a Inspiração Fluir
Faça com que seus alunos compartilhem seus melhores protótipos. Isso com certeza irá aumentar o ciclo de iteração e a motivação deles para construir a pulga mais rápida!
Sugira elementos para explorarem ainda mais, como:
- Comprimento das pernas ou da passada
- Velocidade do motor
- Superfície percorrida (há menor fricção em uma mesa lisa)
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Elaborar
Prepare a pista de teste configurando as linhas de partida e chegada usando peças LEGO.
Dê às equipes 5 minutos para testarem e melhorarem seus modelos antes da corrida final.
Se houver tempo, incentive-os a dar a suas pulgas alguma característica adicionando peças e outros materiais de dentro da sala de aula. Eles também podem posicionar peças na pista de teste, criando uma superfície desnivelada que seja mais difícil de percorrer.
Não se esqueça de reservar um tempo para a organização.
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Avaliar
Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.
Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.
Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:
- Concluído parcialmente
- Concluído completamente
- Além do esperado
Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:
- Os alunos conseguem descrever o problema que estão tentando solucionar.
- Os alunos geraram várias ideias para solucionar o problema.
- Os alunos projetaram, mesmo que não tenha funcionado, várias soluções para o problema.
Autoavaliação
Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
- Azul: Fiz um protótipo de um conjunto de pernas que funcionam.
- Amarelo: Fiz um protótipo de dois ou mais conjuntos de pernas que funcionam.
- Roxo: Modifiquei meus protótipos várias vezes e aprimorei a eficiência da minha pulga.
- Avaliação por Pares*
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que: - Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
- Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.
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Dicas para o professor
Extensão de Linguagem e Literatura
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:
- Faça com que seus alunos produzam uma apresentação sobre biomimética.
- Peça a eles para descrever como sua pulga está “biomimetizando” o movimento de um animal.
Observação: Isto tornará a aula mais longa.
Extensão de Matemática
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas:
- Faça com que seus alunos encontrem a velocidade da sua pulga em cm/seg (ou polegadas/seg).
- Peça que eles descubram a equação para sua pulga:
Distância percorrida = Velocidade * Tempo - Faça com que eles prevejam a distância que a sua pulga se deslocaria após 8, 16 e 24 segundos.
Observação: Isto tornará a aula mais longa.
Conexões de Carreira
Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar essas carreiras:
- Fabricação e Engenharia (Pré-engenharia)
- Mídia e Artes de Comunicação (Mídia Digital)
- Transporte (Tecnologia Automotiva)
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Explorando a geração de ideias, usando a aula Ideias, do Jeito LEGO
Leve esta aula ao próximo nível:
- Tornando a pista de teste irregular, adicionando peças soltas entre a linha de partida e a linha de chegada (alterando o critério para a corrida)
- Incorporando matemática ou a extensão de linguagem e literatura