SP-028

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Socorro!

Defina um problema observando um cenário.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Definir um problema
Começar a estabelecer critérios que levarão eventualmente a uma solução

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Caso você ache necessário, planeje uma aula usando o guia de introdução no aplicativo. Isso ajudará seus alunos a se familiarizarem com o SPIKE™ Prime LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Inicie uma discussão sobre animais de estimação perguntando se algum dos seus alunos tem um animalzinho em casa. Fale brevemente sobre alguns dos comportamentos de seus animais, focando a discussão em como eles podem identificar problemas que seus animais possam estar tendo, por exemplo:

  • O gato de alguém já fez algum som estranho?
  • Algum cãozinho late ou rosna?

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Explorar

Coloque seus alunos para trabalhar em duplas para construir o modelo Kiki, a cadelinha.

Peça a eles que executem a primeira programação e descrevam o que eles acham que está acontecendo.

Faça com que eles executem a segunda programação.

Dê a eles um minuto para fazer uma lista de todos os problemas possíveis que Kiki poderia ter com os novos sons.

 

Como isso funciona?
Este modelo utiliza um Sensor de Cor para detectar e reagir às cores de objetos. O Sensor de Cor consegue detectar vários tons de cores. Descubra mais sobre o Sensor de Cor na seção de ajuda do aplicativo SPIKE.

 

Faça Você Mesmo
Permita que os alunos personalizem seus modelos adicionando peças e outros elementos de dentro da sala de aula.

 

Programação

 

 

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Explicar

Faça com que cada equipe junte-se com outra para compararem e discutirem suas listas. Conduza a discussão em direção à definição de um problema.

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Elaborar

Peça que as equipes criem uma nova “história” e definam novos problemas escolhendo seus próprios sons e atualizando seus programas de acordo.

Não se esqueça de reservar um tempo para a organização.

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Avaliar

Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

 

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos conseguem definir problemas com base em diversas observações.
  • Os alunos conseguem comunicar os detalhes do problema que eles observaram.
  • Os alunos conseguem ver a diferença entre definir um problema e definir uma solução.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Identifiquei um problema em cada uma das histórias de Kiki.
  • Amarelo: Identifiquei vários problemas em cada uma das histórias de Kiki.
  • Roxo: Identifiquei vários problemas em cada uma das histórias de Kiki e descrevi todos eles em detalhes.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

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Dicas para o professor

Extensão de Linguagem e Literatura

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Faça com que seus alunos compartilhem suas listas de várias formas:
    ▷ Como apresentação para a turma
    ▷ Como parte de uma discussão com a turma
    ▷ Em grupos pequenos de 8 a 10 alunos
  • Peça para que os alunos deem feedback positivo e construtivo para as outras equipes.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Conexões de Carreira

Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar estas carreiras:

  • Construção e Arquitetura (Arquitetura)
  • Negócios e Finanças (Empreendedorismo)
  • Fabricação e Engenharia (Pré-engenharia)

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Reduzindo as opções de onde essas histórias estão acontecendo (por ex., em uma casa, no parque, na rua da cidade)

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Eliminando opções fáceis e óbvias (por ex., Kiki está latindo porque a campainha tocou), desafiando seus alunos a trazerem algumas descrições de problemas altamente criativas
  • Fazendo com que as equipes deem “sons à história” umas das outras, depois comparem como equipes diferentes definem os problemas
    ▷ Observação: uma “história” é uma série de 3 sons, um para cada bloco de cor
  • Fazendo com que seus alunos passem por todo o processo de criação depois de definir o problema para que encontrem uma solução para o problema
  • Incorporando a extensão de linguagem e literatura