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SP-029

SPIKE Prime

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45-60 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Jogo do cérebro

Registre vários valores ao mesmo tempo em uma matriz e compare os valores.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Explorar maneiras de armazenar valores em uma matriz e usar essas informações para um propósito específico
Desenvolver suas habilidades de reconhecer padrões e criar programas eficientes

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Inicie uma discussão sobre o jogo da memória e a importância de manter sua mente sempre ativa. Faça perguntas relevantes, como:

  • Por que é importante manter sua mente sempre ativa?
  • O que é uma matriz?
  • Como uma matriz será usada em nosso jogo da memória?
  • Como os jogos podem melhorar a memória de pessoas mais velhas?

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Explorar

Coloque seus alunos para trabalharem em duplas para montarem o modelo do jogo do cérebro.

Peça a eles para que executem o programa para garantir que seu modelo esteja funcionando corretamente. Eles devem ver que o Mestre dos Jogos está indicando a posição de uma peça vermelha em um bastão de doces.

 

Montagem Simultânea

Divida as tarefas de montagem de cada equipe para garantir que todos estejam ativamente envolvidos:

  • Aluno A: Cabeça do Mestre do Jogo
  • Aluno B: Corpo do Mestre do Jogo

Programa

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Explicar

Peça aos seus alunos que programem a detecção de uma segunda peça vermelha em um segundo bastão de doces (jogador 2).

Certifique-se de que seus alunos tenham entendido e possam explicar o conceito de matriz.

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Elaborar

Regras do jogo do cérebro
O objetivo dessa lição é criar o código para o jogo da memória.

Estas são as regras:

  • Jogador 1 apresenta um bastão de doces ao Mestre do Jogo, que grava a sequência de cores em uma matriz.
  • Jogador 2 apresenta outro bastão de doces ao Mestre do Jogo, que grava a sequência de cores em uma segunda matriz.
  • O programa do Mestre do Jogo compara as 2 matrizes e acende um pixel em uma linha para indicar onde as cores de 2 peças coincidem.
  • Jogador 2 pode reordenar suas peças novamente para tentar igualar a ordem das peças do jogador 1.

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Avaliar

Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

 

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos conseguem descrever com precisão o conceito de uma matriz.
  • Os alunos conseguem criar e usar corretamente uma matriz em seus programas.
  • Os alunos conseguem usar múltiplas matrizes em seus programas, comparando o valor de cada índice.

Autoavaliação
Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Utilizei uma matriz no meu programa.
  • Amarelo: Criei uma segunda matriz em meu programa.
  • Roxo: Sou mestre em matriz! Consigo realizar várias operações em matrizes. Dê-me qualquer desafio com matriz que eu soluciono!

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

 

 

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Dicas para o professor

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Peça que seus alunos preparem uma apresentação para explicarem o jogo, certificando-se de que eles utilizem corretamente termos técnicos, como:
    ▷ Probabilidade
    ▷ Meio
    ▷ Média
    ▷ Matriz
    ▷ Índice de matriz

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades na matemática:

  • Explore múltiplos conceitos estatísticos.
    ▷ Colete dados bivariados (por exemplo, tempo durante o qual o jogo foi jogado e o número de tentativas que seus alunos fizeram para encontrar a sequência certa de cores e investigar a relação entre os valores).

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

s alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar essas carreiras:

  • Ciência da Saúde (Saúde)
  • Ciências da Saúde (Carreira Médica e Área de Saúde)
  • Ciência da Saúde (Assistência Médica)
  • Tecnologia da Informação (Ciência da Computação)
  • Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Ciências e Matemática)

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Explicando o conceito de uma matriz iniciando uma atividade “desplugada”.
  • Jogue o jogo usando bastões de doces com 3 posições (em vez de 5) para começar

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Pedindo que seus alunos melhorem o jogo de várias formas (por exemplo, usando mais de 3 cores ou alterando a forma com que o LED responde a uma sequência de cor correta ou incorreta)
  • Adicionando uma função onde somente o jogador 2 tem 5 chances de adivinhar a sequência correta
  • Fazendo com que seus alunos explorem diferentes teorias de listas ordenadas comumente usadas em computação
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