SP-030

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Super Organização

Teste a eficiência de dois designs diferentes de garra e determine o melhor design com base em critérios específicos de teste.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Definir o critério de avaliação para 2 designs
Testar 2 designs usando objetos de formas e tamanhos diferentes
Fazer recomendações em relação ao melhor design

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Inicie uma discussão sobre testes fazendo perguntas relevantes, como:

  • Por que as pessoas usam garras para pegar o lixo?
  • Quais são algumas das formas para descobrir qual garra é a melhor?
  • Você alguma vez assistiu análises de produtos on-line?

Considere exibir um vídeo de análise de produto on-line para incentivar o envolvimento.

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Explorar

Faça com que seus alunos trabalhem em duplas para construir o controlador manual e 2 garras de teste.

Peça que eles executem o programa de teste para terem uma ideia de como as garras funcionam.

 

Montagem Simultânea
Divida as tarefas de construção de cada equipe para garantir que todos estejam ativamente envolvidos:

  • Aluno A: Garra 1
  • Aluno B: Garra 2 e Controlador

Programação

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Explicar

Faça com que seus alunos testem suas garras pegando:
o Objetos de tamanhos diferentes, mas de pesos semelhantes (Teste nº 1)
o Objetos de pesos diferentes, mas de tamanhos semelhantes (Teste nº 2)

Lembre-os de anotar os resultados do teste em suas Tabelas de teste.

 

Projetado para Agarrar

Garra 1 foi projetada para pegar objetos leves e flexíveis. Sua pinça flexível a torna muito ineficiente para pegar objetos grandes, pesados ou lisos.

Garra 2 foi projetada para pegar objetos grandes e pesados. Sua pinça dividida torna quase impossível pegar objetos pequenos.

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Elaborar

Faça a mediação de uma discussão da turma sobre os resultados do teste.

Peça a seus alunos para coletarem objetos de dentro da sala de aula e preverem qual garra será a melhor para pegar cada um.

Não se esqueça de reservar um tempo para a organização.

 

Use Objetos Comuns
Para testar, você pode usar qualquer objeto que esteja facilmente disponível. Você pode até colocar seus alunos para selecionar seus próprios objetos de dentro da sala de aula.

Sugestões para objetos leves de tamanhos diferentes:

  • Peça LEGO (pequena)
  • Bola de papel amassado (média)
  • Garrafa de plástico vazia (grande)

Sugestões para objetos de tamanho médio de pesos diferentes:

  • Bola de papel amassado (leve)
  • Pilha de rodinhas LEGO (média)
  • Maçã (ou qualquer fruta redonda) (pesada)

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Avaliar

Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

 

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos conseguem identificar critérios de testes.
  • Os alunos conseguem conduzir um teste justo.
  • Os alunos conseguem chegar às conclusões com base em seus resultados de teste e comunicá-las com clareza.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Eu testei com sucesso uma garra.
  • Amarelo: Eu testei com sucesso duas garras.
  • Roxo: Eu testei com sucesso duas garras e usei meus resultados de testes para determinar o melhor design.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

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Dicas para o professor

Extensão de Linguagem e Literatura

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Faça com que seus alunos criem uma apresentação ou um vídeo de análise destacando prós e contras de cada garra.
  • Peça a seus alunos para carregarem seus vídeos nos canais apropriados, use comentários como feedback.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Extensão de Matemática

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades matemáticas:

  • Apresente o conceito de notas com pesos como uma forma de avaliar os objetos. Por exemplo, a eficácia poderia ser calculada de acordo com um peso de 25% para estética, 20% custo, 5% portabilidade e 50% peso. Explique que a soma de todos os fatores de peso deve totalizar 100%.
  • Faça com que seus alunos pontuem cada garra (-1 ou +1 ponto) para cada um desses critérios extras, depois apliquem os fatores de peso.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Conexões de Carreira

Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar essas carreiras:

  • Agricultura E Horticultura (Ciências Hortícolas)
  • Negócios E Finanças (Empreendedorismo)
  • Fabricação E Engenharia (Pré-engenharia)

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Limitando o teste para 2 objetos (por ex., um objeto grande como uma garrafa e um objeto pequeno como uma caneta)

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Permitindo que seus alunos definam seus próprios critérios de teste
  • Fazendo com que seus alunos projetem suas próprias garras, depois executem testes novamente usando seus próprios designs
  • Incorporando matemática ou a extensão de linguagem e literatura