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SP-031

SPIKE Prime

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

GOL!

Colabore para construir um desafio de mesa divertido e marque o máximo de gols possíveis.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Colaborar para solucionar vários desafios
Colaborar para desenvolver um novo desafio

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Caso você ache necessário, planeje uma aula usando o guia de introdução no aplicativo. Isso ajudará seus alunos a se familiarizarem com o SPIKE™ Prime LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Inicie uma discussão sobre a colaboração conversando sobre os comportamentos efetivos de colaboração. Foque a atenção dos seus alunos em alguns elementos fundamentais de colaboração bem-sucedida. Poderia ser:

  • Identificando e concordando com um objetivo comum
  • Esclarecendo papéis dentro da equipe
  • Sendo honesto quanto aos erros
  • Criando juntos

Para aprofundar a discussão, converse sobre as diferenças entre colaboração e trabalho em equipe.

  • O trabalho em equipe bem-sucedido baseia-se em ter um líder forte para orientar a equipe em direção ao objetivo. Se você tem um líder forte e um objetivo claro, cada membro pode trabalhar em uma parte distinta do projeto. Direcionamento do líder da equipe é fundamental para um bom trabalho em equipe.
  • Para uma colaboração bem-sucedida, o grupo tem que trabalhar junto... e pensar junto. O produto final vem do esforço combinado do grupo. Isso significa que os colaboradores são parceiros iguais - não há um líder único.

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Explorar

Coloque seus alunos para trabalhar em duplas para construir os modelos para esta aula.

Incentive-os a colaborar enquanto constroem.

Peça a eles para experimentar o desafio ao acionar o programa.

 

Personalizando Elementos Diferentes
Aqui estão algumas ideias que seus alunos podem usar para criarem seus desafios:

A. Adicione um Sensor de Força para atingir o disco quantas vezes eles quiserem.
B. Adicione um segundo disco para criar mais ação.
C. Use as peças LEGO para criar um sistema de pontuação (por ex., vermelho = 1 ponto, verde = 2 pontos)
D. Use uma minifigura LEGO como o goleiro ou como um obstáculo a ser evitado.

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Explicar

Desafie cada equipe para marcar quantos gols forem possíveis em um minuto.

Caso queira, faça uma discussão de acompanhamento sobre a colaboração e o que seus alunos aprenderam até agora.

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Elaborar

Desafie cada equipe a criar seu próprio desafio.

Faça com que as equipes compartilhem e desafiem umas às outras em partidas.

Não se esqueça de reservar um tempo para a organização.

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Avaliar

Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar a rubrica de avaliação fornecida para simplificar o processo.

 

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que combine suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos colaboraram uns com os outros ao longo de toda a aula.
  • Os alunos identificaram papéis específicos dentro de sua equipe.
  • Os alunos solucionaram problemas juntos e usaram as ideias de todos.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Colaborei e marquei muitos gols.
  • Amarelo: Colaborei e criei um desafio original.
  • Peça Roxa: Colaborei para criar um desafio usando ideias de todos na nossa equipe.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

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Dicas para o professor

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades em linguagem e literatura:

  • Peça a seus alunos para escreverem as regras de seu desafio.
  • Faça com que eles usem ilustrações e gráficos para explicar as regras.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Nesta aula, você já estará explorando conceitos fundamentais de matemática, como:

  • Faça com que seus alunos representem graficamente a relação direta entre o nível de força do bloco de programação e a distância percorrida pelo disco.
  • Peça aos seus alunos para coletarem dados sobre o número de chutes, número de chutes a gol, número de gols e número de passes certos, depois gerem estatísticas a partir desses dados.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Diferenciar

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Repetindo a aula com novas equipes. Certifique-se de fornecer feedback para ajudar seus alunos a melhorarem sua colaboração.
  • Incorporando matemática ou a extensão de Linguagem e Literatura.
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