SP-033

Image-empty-state.png

90-120 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Acompanhe suas encomendas

Misture suas programações para usar um dispositivo de rastreamento X-Y para seguir um percurso em um pedaço de papel.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Desenvolver suas habilidades de reconhecer padrões e criar programas eficientes

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

Inicie uma discussão sobre testes fazendo perguntas relevantes, como:

  • O que é um padrão?
  • Você consegue explicar um padrão que vê ou vivencie em sua rotina?
  • Em qual contexto é aceitável usar o programa de outra pessoa?

--

Image-empty-state.png

Explorar

Coloque seus alunos para trabalharem em duplas para construir o sistema de rastreamento.

Demonstre e explique como carregar o papel.

Peça a eles que executem as programações para se certificarem de que tudo esteja funcionando.

 

Construção Simultânea
Divida as tarefas de montagem de cada equipe para garantir que todos estejam ativamente envolvidos

 

Mapas Impressos
Você pode usar papel em branco para esta aula, mas são fornecidos mapas pré-projetados. O “percurso da cidade” é feito de formatos diferentes, ângulos retos, e linhas diagonais.

Seus alunos precisarão reconhecer que existem padrões diferentes e usar ou readaptar as pilhas de programação para fazer com que o sistema de rastreamento siga o caminho usando a agulha do rastreador.

  • Aluno A: parte de cima do rastreador
  • Aluno B: parte de baixo e agulha do rastreador

Programação

--

Image-empty-state.png

Explicar

Peça a seus alunos para combinarem as programações em um único programa que siga o percurso no papel. Destaque que eles podem reutilizar os blocos de programação existentes.

 

 

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Dê um tempo a seus alunos para trabalharem em um segundo programa, garantindo que eles reutilizem suas programações, mas ajustando os parâmetros pelo caminho.

Não se esqueça de guardar um tempo para a organização.

 

Transforme seu rastreador em uma plotadoraSeus alunos podem transformar seus sistemas de rastreamento em uma plotadora substituindo os rastreadores por um suporte de caneta. Dê a eles tempo para se divertirem desenhando!

--

Avaliar

Forneça feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar a rubrica de avaliação fornecida para simplificar o processo.

 

Lista de Observações do Professor
Crie uma escala que corresponda com suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos conseguem reconhecer padrões simples como horizontal, vertical e linhas diagonais.
  • Os alunos conseguem reaproveitar o código para satisfazerem suas necessidades.
  • Os alunos conseguem dar uma atribuição adequada ao programa original que eles usaram.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Usei algumas programações para navegar no primeiro mapa.
  • Amarelo: Usei e ajustei algumas programações para navegar no primeiro e no segundo mapa.
  • Roxo: Usei e ajustei algumas programações para navegar no primeiro e no segundo mapa e usei comentários em meu programa.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

 

--

Dicas para o professor

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades na matemática:

  • Faça com que seus alunos criem uma tabela proporcional para encontrar a relação entre rotação do motor e comprimento da linha tracejada. Faça com que eles transformem essa relação no formato de px + q = r.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar essas carreiras:

  • Construção e Arquitetura (Arquitetura)
  • Tecnologia da Informação (Aplicações de TI)
  • Fabricação E Engenharia (Pré-engenharia)
  • Transporte (Tecnologia Automotiva)

 

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Usando apenas linhas verticais e horizontais, para começar (deixe as linhas diagonais para outro momento)

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Criando novas programações de forma que os alunos possam desenhar formatos mais complexos
  • Usando dois horários de aula para se aprofundar mais nestes conceitos
  • Integrando a extensão de matemática