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SP-037

SPIKE Prime

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Reagindo às linhas

Escreva programas usando o Sensor de Cor para tornar a Base Motriz autônoma.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Programar a Base Motriz para parar em uma linha preta
Programar a Base Motriz para seguir uma linha preta

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Você precisará de uma linha preta fina em uma superfície branca ou clara para esta aula:
▷ Desenhe uma linha preta em uma folha de papel branco
▷ Utilize fita isolante em uma superfície clara
▷ Imprima o PDF de “ideias de linha”
▷ Utilize um elemento de eixo preto extra do Conjunto SPIKE™ Prime LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Utilize estas ideias para envolver seus alunos em uma discussão sobre campos de competição e as linhas que frequentemente fazem parte deles.

  • Pergunte a seus alunos como eles poderiam usar essas linhas para ajudar a tornar o programa da Base Motriz mais eficaz.
  • Explique os tipos diferentes de linhas e interseções:
    ▷ Linhas finas
    ▷ Ângulos retos
    ▷ Linhas de entroncamento
    ▷ Linhas não-contínuas
    ▷ Linhas pretas cortadas por uma linha colorida

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Explorar

Coloque seus alunos para trabalhar em pares para construir a Base Motriz com Sensor de Cor.

Peça a eles para acionar a primeira pilha de programação para fazer a Base Motriz de Prática se mover para a frente e parar perpendicularmente a uma linha preta.

Faça com que eles experimentem fazer isso com a segunda pilha de programação e descrevam o que acontece.

 

Uma Simples Base Motriz com Sensor de Cor
Utilize o modelo simples de Base Motriz com Sensor de Cor. Lembre-se de usar os clipes do cabo.

 

Programação

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Explicar

Faça mediação de uma discussão sobre como o Sensor de Cor detecta a linha preta.

 

Usando o Sensor de Cor
O Sensor de Cor pode ser usado em 2 modos diferentes para solucionar este desafio (ou seja, modo de cor ou modo de Intensidade da Luz Refletida).

O modo de Intensidade da Luz Refletida do Sensor de Cor irá fornecer máxima precisão. Seguir uma linha é uma detecção alternada de 2 cores ou 2 intensidades da luz refletida. Fique um tempo com seus alunos explorando as formas nas quais o sensor relata os valores. Por exemplo:

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Elaborar

Faça com que seus alunos trabalhem com o próximo programa para fazer com que a Base Motriz siga uma linha preta.

Peça a eles para otimizar este código para criar um programa ainda melhor para seguir a linha.

 

Usando os Motores no Modo de Energia
Ao ligar um motor usando o modo de velocidade regulada, o Hub envia gradualmente energia (tensão) aos motores para atingir a velocidade desejada e mantê-la constante, mesmo que a base motriz esteja em uma superfície plana ou em uma inclinação.

Ao ligar um motor no modo de energia, o Hub envia imediatamente a energia desejada (tensão) para os motores.

No caso de um seguidor de linha, como a base motriz precisa executar movimentos pequenos e rápidos (provavelmente abaixo de 10 graus oscilando entre o espaço branco e o preto), a programação que utiliza o Modo de Energia é mais reativa, resultando em um seguidor de linha mais preciso.

Você vai encontrar este bloco na extensão ""Mais Motor"".

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Avaliar

Apresente feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar a indicação por nível de domínio para avaliação fornecida para simplificar o processo.

 

Lista de Verificação de Observações do Professor
Crie uma escala que combine suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos podem programar a Base Motriz para reagir a linhas usando o Sensor de Cor.
  • Os alunos podem usar uma declaração “SE HOUVER” em seus programas para fazer um seguidor de linha simples.
  • Os alunos podem otimizar seus programas para seguir linha para que sejam mais precisos.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Conseguimos fazer nossa Base Motriz parar em uma linha perpendicular.
  • Amarelo: Programamos nossa Base Motriz para seguir uma linha.
  • Roxo: Modificamos o nosso programa para seguir linha para mover nossa Base Motriz mais rapidamente e mais eficazmente.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

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Dicas para o professor

Extensão das Artes de Linguagem

Para integrar o desenvolvimento de habilidades nas artes de linguagem:

  • Apresente um programa chamado seguidor de linha diferenciado (veja dicas na seção de codificação) e faça com que seus alunos tentem decodificar como o programa funciona.
  • Peça a seus alunos para avaliar o desempenho deste programa em comparação aos seus programas anteriores de seguidor de linha.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Extensão de Matemática

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades na matemática:

  • Peça a seus alunos para usar estes termos para explicar como um programa de seguidor de linha funciona ao usar a Intensidade da Luz Refletida do Sensor de Cor:
    ▷ Valor limite
    ▷ Valor médio
    ▷ Maior que, menor que
    ▷ Intervalo
    ▷ Porcentagem

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Conexões de Carreira

Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar essas carreiras:

  • Tecnologia da Informação (Aplicações de TI)
  • Fabricação e Engenharia (Tecnologia de Máquinas)
  • Fabricação e Engenharia (Pré-engenharia)

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Explicando o modo de Intensidade da Luz Refletida do Sensor de Cor
    ▷ Descubra mais sobre o Sensor de Cor na seção de ajuda do App FLIPPER.

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Desafiando seus alunos a modificar seus programas para que sigam linhas de tamanhos, cores e formas diferentes.
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