SP-039

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30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Dirigindo por aí

Construa uma Base Motriz de Prática e faça movimentos precisos e controlados.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Aprender como executar movimentos controlados (por ex., movimento em linha reta, virada num ponto, movimento em curva, virada com sensor, dirigir em um formato) usando uma Base Motriz

Preparar

Faça a leitura do material do estudante no aplicativo SPIKE™ LEGO® Education.
Caso você ache necessário, planeje uma aula usando o guia de introdução no app. Isso ajudará seus alunos a se familiarizarem com o SPIKE™ Prime LEGO® Education.

Material do Aluno

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Envolver

Percorrer obstáculos em campos de competição de robótica é a chave para o sucesso. Envolva seus alunos em uma discussão pedindo que eles:

  • Descrevam uma tática de campo associada ao seu esporte favorito
  • Listem todos os movimentos que eles acham que a Base Motriz seria capaz de realizar

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Explorar

Coloque seus alunos para trabalhar em pares para construir o modelo de Base Motriz de Prática.

Dê a eles algum tempo para utilizar as pilhas de programação fornecidas com o intuito de explorar o movimento da Base Motriz.

Peça que eles alterem os valores e parâmetros dos blocos e observem os efeitos.

 

Uma Simples Base Motriz

Use o modelo simples de Base Motriz sem sensores. Lembre-se de usar os clipes do cabo.

 

Programação

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Explicar

Faça mediação de uma discussão sobre a importância de planejar cada etapa dos seus programas.

Explique o que é pseudo-código e como este pode ajudar em seus planejamentos de programa.

 

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Elaborar

Faça com que seus alunos encontrem uma forma de mover a Base Motriz em um quadrado.

Organize um desafio de navegação e incentive seus alunos a testar suas habilidades.

Reserve um tempo para a limpeza.

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Avaliar

Apresente feedback sobre o desempenho de cada aluno.

Você pode utilizar a indicação por nível de domínio para avaliação fornecida para simplificar o processo.

 

Lista de Verificação de Observações do Professor
Crie uma escala que combine suas necessidades, por exemplo:

  1. Concluído parcialmente
  2. Concluído completamente
  3. Além do esperado

Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:

  • Os alunos podem selecionar blocos adequados para fazer movimentos controlados.
  • Os alunos podem mudar os parâmetros dos blocos de formas interativas.
  • Os alunos podem empilhar blocos de movimento adequados juntos para criar programas.

Autoavaliação

Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.

  • Azul: Consegui fazer a Base Motriz se mover de formas diferentes.
  • Amarelo: Criei programas diferentes para mover a Base Motriz em um quadrado.
  • Roxo: Combinei tipos diferentes de movimentos do motor para passar com sucesso ao redor dos obstáculos.

Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:

  • Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
  • Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.

 

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Dicas para o professor

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades nas artes de linguagem:

  • Faça com que seus alunos busquem a forma mais precisa de se deslocar por uma distância de 2 metros explorando estas opções:
    ▷ Mover em segundos
    ▷ Mover em graus
    ▷ Mover em rotações
    ▷ Mover com sensor
  • Peça a eles que criem um documento explicando em qual(is) situação(ões) eles usariam cada opção e por que.

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

Extensão de Matemática

Para incorporar o desenvolvimento de habilidades na matemática:

Ao calcular distâncias com a Base Motriz:

  • Desloque-se em frente por um segundo, uma rotação ou um número de graus. Utilize isso como ponto de partida para estimar a distância total com base na distância percorrida.
  • Calcule a circunferência da roda e utilize isso para medir a distância percorrida (circunferência = Pi x diâmetro ou circunferência = Pi x 2 x raio)

Observação: Isto tornará a aula mais longa.

 

Conexões de Carreira

Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar estas carreiras:

  • Ciências da Saúde (Carreira Médica e Área de Saúde)
  • Tecnologia da Informação (Programação de Jogos)

Diferenciar

Simplifique esta aula:

  • Tirando um tempo extra para explicar o que está sendo controlado por cada parâmetro dos blocos do programa

Leve esta aula ao próximo nível:

  • Pedindo que seus alunos utilizem o Sensor Giroscópio para programar suas Bases Motrizes para se deslocar em um quadrado
  • Praticando velocidade e precisão em uma superfície maior, como uma mesa de competição