Envolver
Passe um tempo assistindo a vídeos de robôs de competição em ação e tente identificar as melhores práticas. Utilize estas perguntas para envolver seus alunos em uma discussão sobre equipes bem-sucedidas e métodos eficazes de programação em competições de robótica:
- Por que os robôs de competição concluem as tarefas em uma ordem específica?
- Por que os robôs retornam à área da posição inicial entre grupos de duas ou mais missões?
- O que torna um programa eficiente em uma competição de robótica?
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Explorar
Coloque seus alunos para trabalhar em pares para construir os dois marcadores.
Peça a eles para experimentarem o programa de exemplo do Meus Blocos.
Faça com que eles criem seu próprio Meu Bloco para fazer com que a Base Motriz se desloque em um quadrado.
Usando os Marcadores
Utilize o modelo de Base Motriz Avançada e dois marcadores para praticar a movimentação em vários formatos. Deixe que seus alunos decidam qual deverá ser o tamanho de cada formato.
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Explicar
Faça a mediação de uma discussão sobre como usar o Meus Blocos em um programa.
Discuta por que é importante que todos os membros da equipe entendam como o programa funciona.
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Elaborar
Peça a seus alunos para criar outro Meu Bloco, desta vez, fazendo com que a Base Motriz se desloque em um círculo.
Peça a eles para escrever um Meu Bloco que fará a Base Motriz deles se deslocar em um triângulo. Incentive-os a posicionar os marcadores e experimentem navegar ao redor deles usando as formas diferentes.
Reserve um tempo para a limpeza.
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Avaliar
Apresente feedback sobre o desempenho de cada aluno.
Você pode utilizar a indicação por nível de domínio para avaliação fornecida para simplificar o processo.
Lista de Verificação de Observações do Professor
Crie uma escala que combine suas necessidades, por exemplo:
- Concluído parcialmente
- Concluído completamente
- Além do esperado
Utilize os seguintes critérios de sucesso para avaliar o progresso dos seus alunos:
- Os alunos podem construir um programa Meus Blocos.
- Os alunos entendem como o Meus Blocos pode ser usado para arrumar seus programas e torná-los mais fáceis de gerenciar.
- Os alunos entendem que o Meus Blocos pode ser rapidamente e eficazmente reordenado e redirecionado durante as competições.
Autoavaliação
Faça com que cada aluno escolha a peça que ele/ela acha que melhor representa seu desempenho.
- Azul: Criei um Meu Bloco.
- Amarelo: Criei dois ou mais Meus Blocos.
- Roxo: Criei uma gama de programas usando o Meus Blocos e fui capaz de reordená-los rapidamente para alterar as ações da nossa Base Motriz.
Avaliação por Pares
Incentive seus alunos a dar feedback aos outros pedindo que:
- Avaliem o desempenho uns dos outros usando a escala de blocos coloridos acima.
- Apresentem feedback construtivo uns aos outros para aumentar o desempenho do grupo durante o próximo projeto.
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Dicas para o professor
Extensão das Artes de Linguagem
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades nas artes de linguagem:
- Faça com que seus alunos preparem e forneçam uma apresentação sobre como eles programaram sua Base Motriz Avançada e como eles usaram o Meus Blocos para ajudar a gerenciar e simplificar seus programas.
Observação: Isto tornará a aula mais longa.
Extensão de Matemática
Para incorporar o desenvolvimento de habilidades na matemática:
Ao calcular as distâncias com a Base Motriz:
- Desloque-se em frente por um segundo, uma rotação ou número de graus. Utilize isso como ponto de partida para estimar a distância total com base na distância percorrida.
- Calcule a circunferência da roda e utilize isso para medir a distância (circunferência = Pi x diâmetro ou circunferência = Pi x 2 x raio)
Observação: Isto tornará a aula mais longa.
Conexões de Carreira
Os alunos que gostaram dessa aula podem ter interesse em explorar essas carreiras:
- Tecnologia da Informação (Programação de Computador)
- Tecnologia da Informação (Programação de Jogos)
- Tecnologia da Informação (Aplicações de TI)
Diferenciar
Simplifique esta aula:
- Explicando como criar e usar o Meus Blocos
Leve esta aula ao próximo nível:
- Pedindo que seus alunos programem sua Base Motriz para usar o Sensor Giroscópio para se deslocar em um triângulo
- Criando um percurso complicado e desafiando as equipes a verem com que rapidez elas conseguem criar um programa para percorrê-lo
- Praticando em uma mesa oficial de competição com vários percursos, levando em conta que a Base Motriz deve ficar dentro dos limites da área de campo