Suporte ao Professor
Preparar
Esta aula foi planejada para ser realizada em pelo menos duas sessões de 60 minutos. Definidas como parte 1 e 2.
Assegure-se de ter abordado classificação dos seres vivos, especialmente no que tange a Classe Insecta.
Na parte 1 trabalharemos os recursos disponibilizados nos links de recursos, os alunos terão embasamento teórico sobre o inseto que será escolhido e como devemos classifica-lo.
Já a parte 2 servirá para a prototipagem do inseto e a estruturação de sua programação para que ele consiga movimentar-se devidamente como o animal escolhido.
Material do Aluno
É de fundamental importância disponibilizar os manuais de montagem, que funcionarão como base e, os links disponíveis nos "Recursos adicionais".
Envolver
(Toda a classe, 20 minutos)
Promova uma conversa e questionamentos sobre a biodiversidade de insetos existentes principalmente do nosso pais, a sua importância e possível extinção eminente.
O que é um inseto?
Quais os benefícios eles podem trazer para nossa vida? Eles ajudam em algo em nosso dia a dia, e na alimentação?
Qual a necessidade de conhecê-los? E classifica-los na taxonomia proposto por Lineu?
Quais insetos você conhece? Sabiam que eles são muito comuns? E você sabia que eles estão sendo extintos, consegue imaginar o impacto que isso pode causar?
Sugestão: Depois da aula, em casa, investigue mais sobre a importância dos insetos e descubra qual te desperta mais interesse! (Pesquise em fontes confiáveis)
Diga aos estudantes que eles vão projetar um modelo morfológico de um inseto a sua escolha que deve andar de acordo com a programação estabelecida, com o material SPIKE Prime, será livre o uso dos materiais, contanto que os recursos estejam restritos somente a uma caixa. Além de classificar o animal escolhido de Domínio até Espécie.
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Explorar
Parte 1– Investigação e embasamento teórico (Em grupo, 40 minutos)
Peças aos estudantes que trabalhem em grupo para construir e selecionar o melhor exemplar de inseto, analisando devidamente a morfologia que melhor se adequa ao material de montagem da LEGO®, além de investigar sua taxonomia e seu modo de locomoção.
Diga aos estudantes que eles devem projetar:
· Robô Inseto que siga os padrões morfológicos do inseto escolhido, utilizando-se de sensores e motores para fazê-lo movimentar-se. Usar o passo de montagem das peças como base para criar seu próprio guia de montagem.
· Fazer um pseudocódigo para ajudá-los na hora de fazerem a programação no aplicativo do SPIKE. Lembre-se de buscar a melhor solução para resolver os movimentos mínimos do seu inseto.
Parte 2- Execução (Em grupo, 40 minutos)
Montar seu inseto;
Fazer a programação no aplicativo SPIKE;
Testar a programação;
Testar o protótipo.
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Explicar
(Toda a classe, 10 minutos)
Junte seus estudantes para revisar e discutir suas ideias.
Faça perguntas, como:
Conseguiram confeccionar o Robô Inseto?
O pseudocódigo escrito, ajudou a programar no SPIKE?
Conseguiram atribuir movimentos e concluir seu inseto?
Demonstre seu robô, ele está de acordo com o exemplar escolhido?
Quais características morfológicas destacam-se? Qual é a sua classificação taxonômica?
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Avaliar
Aplicação de avalição em três fatores:
1. Atribuições para avaliação do professor (durante toda a aula)
· Conseguiram compreender o que é um inseto?
· Reconheceram as estruturas chave para determinar um animal como inseto?
· Exploraram o raciocínio lógico e a resolução de problemas durante sua montagem e programação?
· Concluíram todo o processo estabelecido?
· Como foi a apresentação e o desenvolvimento do vídeo?
· É perceptível a criatividade na montagem e execução de seu inseto?
2. Auto avaliação (cada estudante, 5 minutos)
Com o auxílio do passo a passo e da equipe consigui montar o robô inseto e compreender como sua programação funciona?
· Consigui fazer a programação no Spike?
· Consigui compreender toda a atividade, executá-la e ajudar os meus colegas?
3. Avaliação do Grupo
· Apresentando suas ideias e fazendo críticas construtivas;
· Questionar sobre possíveis mudanças e execuções da equipe durante todo o processo.
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Dicas para o professor
Deixe sempre o estudante livre para a construção e criatividade no trabalho em grupo;
Porém, diga aos estudantes que existe um padrão que é encontrado no grupo dos insetos;
Você poderá dar dicas ao estudante, em relação a montagem e a programação, a que melhor se adequa, até mesmo em utilizar modelos de outros projetos para estruturar o modo de locomoção do inseto.
Diferenciar
Incentive os grupos modificarem a estruturas dos amigos de modo que haja um melhoramento mútuo.