top of page

SP-045

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

45-60 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Consumo consciente

As crianças vão ser capazes de compreender sobre a importância do consumo racional de energia elétrica. Serão capazes de criar um modelo que resolva uma tarefa simples sobre consumo consciente de energia.

Aula criada por:

Gilberto Penha Costa

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

As crianças vão ser capazes de compreender sobre a importância do consumo racional de energia elétrica. Ser capazes de criar um modelo que resolva uma tarefa simples sobre consumo consciente de energia elétrica.

Preparar

Assistir aos dois vídeos de introdução em formato de desenhos animados sobre Turminha Eletro em: Uso Eficiente da Energia Elétrica e CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA | A Turma do Instituto Alexa.

1.Turminha Eletro em: Uso Eficiente da Energia Elétrica
https://www.youtube.com/watch?v=l-ti8McSNKA
2.CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA | A Turma do Instituto Alexa https://www.youtube.com/watch?v=7hfw4N7-ZVw

Material do Aluno

A economia começa antes mesmo de usar a energia elétrica. Na escolha do eletrodoméstico, você pode definir se vai ser um consumidor consciente, que pensa no seu bolso e na natureza, ou se vai desperdiçar energia e dinheiro.

Image-empty-state.png

Envolver

Atualmente, as crianças e adolescentes estão ficando mais tempo “plugados” nos games, computadores, TV’s e celulares, não é mesmo? Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é levar as crianças para brincar ao ar livre, assim você não gasta energia e ainda fica junto de quem você ama. Outra alternativa é evitar deixar os equipamentos ligados quando ninguém estiver usando. É importante retirar o equipamento da tomada quando não estiver sendo utilizado. E jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.

Pensando nisso, formaremos equipe com 4 componentes e iremos identificar, em casa ou na escola, equipamentos que mais consomem energia e o que poderíamos fazer para evitar desperdício.

 

 

 

--

Image-empty-state.png

Explorar

Formaremos equipes com 4 componentes e iremos identificar, em casa ou na escola, equipamentos que mais consomem energia e o que poderíamos fazer para evitar desperdício.

Após os alunos identificarem os equipamentos, na escola ou em casa, eles irão demonstrar por meio de vídeos e cartazes, ou podem demonstrar no conjunto LEGO® SPIKE Prime, os equipamentos que mais geram desperdícios e o que podemos fazer para evitar esse gastos.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Os alunos irão identificar os equipamentos, na escola ou em casa. Eles irão demostrar por meio de vídeos, cartazes ou conjuntoLEGO® Spike Prime os equipamentos que mais geram desperdícios e o que podemos fazer para evitar esses gastos.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

  • Os alunos irão criar cartilhas com dicas e orientações sobre como evitar esse desperdício

  • Usando a maleta SPIKE Prime eles, irão montam uma pequena casa com alguns eletrodomésticos, e indicar quais desses eletrodomésticos consomem mais energia e qual seria a solução?

--

Avaliar

A avaliação será contínua, considerando o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos ao longo processo. Obeserve os seguintes requisitos:

Interação nas aulas;

Cumprimento das tarefas e prazos de entrega.

--

Dicas para o professor

Diferenciar

bottom of page