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SP-047

SPIKE Prime

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90-120 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Construa garras!

A proposta deste plano de aula é incentivar a leitura de livros, despertando a criatividade dos alunos na construção de personagens do livro lido e a criação de garras para uma competição amigável.

Aula criada por:

Amanda Barros

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula


Juntar ideias, esboçar, projetar, criar o protótipo, construir, testar, repetir, reconstruir e fazer experimentos para criar uma solução mecânica que vai fazê-los ganhar o jogo.

Preparar

Reveja o material do aluno on-line. Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula. Esta aula foi projetada para ser realizada em pelo menos duas sessões de aula de 45 minutos.
Certifique-se de todos os alunos já terem concluído a leitura do livro paradidático e que conheçam as peças e o aplicativo do SPIKE PRIME.
Leve em consideração as capacidades e os conhecimentos prévios de todos os seus alunos.

Material do Aluno

AO LER A OBRA “ CAÇADAS DE PEDRINHO”, DE MONTEIRO LOBATO, CONHECEMOS ALGUNS PERSONAGENS INTRIGANTES. UM DELES É O FAMOSO RINOCERONTE. NA OBRA, O RINOCERONTE É UM PERSONAGEM TÃO CALMO E PACÍFICO QUE NÃO CONSEGUE SE DEFENDER DE ALGUNS INIMIGOS. PENSANDO NISSO, QUE TAL CRIARMOS ALGUMAS GARRAS PARA ESSE RINOCERONTE SE DEFENDER DOS CAÇADORES?

 

Com a maleta SPIKE PRIME e notebook em mãos, abra aplicativo SPIKE PRIME- 1.3.5. e siga as orientações disponíveis nele.

 

ABRA O APLICATIVO E CLIQUE EM “CONSTRUIR”:

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PARA CONSTRUIR O RINOCERONTE:

Procure o manual “RINOCERONTE”, CLIQUE NELE E SIGA SUAS ORIENTAÇÕES.

SUGESTÕES DE GARRAS:

Após a montagem do rinoceronte, procure o manual “garras” e siga as orientações para a montagem de garras.

📷📷

OBSERVAÇÃO: as garras podem ser alteraras/melhoradas pelo grupo.

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Envolver

 

Toda a classe, 15 minutos

· Promova uma conversa rápida, relembrando o livro lido pela turma;

· Dialoguem sobre as possibilidades de um rinoceronte se defender de possíveis ataques.

· Diga aos alunos que eles serão divididos em grupos e que cada grupo deverá montar um rinoceronte e suas garras.

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Explorar

Toda a classe, 90 minutos

  • Divida a turma em grupos e pertmita que os grupos utilizem notebooks com acesso à internet e pesquisem fotos e vídeos de rinocerontes;

  • Oriente que os alunos analisem a estrutura física desse animal;

  • Permita que os alunnos vejam fotos e vídeos, na internet, de algumas possibilidades na construção de garras para um robô Spike Prime;

  • Orientar os alunos que cada grupo deverá montar um rinoceronte e suas garras ( Um rinoceronte e duas garras, por grupo) e ao final, deverão testar essas garras, pegando objetos aleatórios disponíveis em sala de aula/labororatório de robótica;

  • Permitir que os alunos apresentem suas produções e façam os testes das garras;

  • Em seguida, fazer uma pequena competição dos grupos: o grupo que conseguir pegar mais objetos com as garras, ganhará a competição amigável.

 

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Explicar

Toda a classe, 10 minutos

  • Peça que os alunos compartilhem e expliquem seus modelos.

  • Faça perguntas, como: Quão bem funcionou seu modelo? O que precisou fazer para as garras conseguirem pegar mais objetos?

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Elaborar

Toda a classe, 5 minutos

  • Peça a os alunos que compartilhem qual dos modelos dos seus colegas mais os inspiraram.

  • Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho

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Avaliar

 Continuamente durante toda a aula

  • Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.

  • Promova a autoavaliação.

  • Você pode utilizar as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

 

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Dicas para o professor

Diferenciar

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