top of page

SP-048

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

90-120 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Um penta robô

Os alunos irão usar matemática para descobrir a angulação perfeita para o robô virar dentro de um percurso em forma de pentagrama de com uma programação curta usando um loop que repetirá 5 vezes

Aula criada por:

ELIÚ LEAL LIMA

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

- Inserir os alunos em situações e desafios reais que testam suas capacidades de solucionar problemas e trabalhar em equipe
- Compreender e aplicar conceitos geométricos;
- Incentivar os estudantes a usarem ferramentas tecnológicas a beneficiar todas as etapas de aprendizado de ciências e matemática;

Preparar

Será preparada, em 20 minutos, a base de deslocamento do robô em cartolina e, em 40 minutos, a montagem do robô com partes básicas para realização de movimentos. Depois os alunos terão 30 minutos, em trios, para pensar em ideias de como o robô poderá percorrer a trajetória de forma simples, por meio de uma programação simples, com base nos estudos matemáticos realizados em casa. Logo após, terão 30 minutos para prepararem a programação no aplicativo do SPIKE™ Prime.

Material do Aluno

O aluno precisará de cartolina, régua e pincel para confeccionar a base de deslocamento do robô, onde terá o percurso e indicações de como percorrer o pentagrama.

Image-empty-state.png

Envolver

Comece a aula estimulando a curiosidade dos alunos, pergunte:

 - Vocês sabem o que é um pentagrama?

- Sabem desenhar um pentagrama perfeito?

-  Como a matemática pode nos ajudar a fazer um pentagrama perfeito?

Depois, diga que nessa aula faremos o cálculo e desenho de um pentagrama que servirá de rota para o robô, então proponha que eles pensem em soluções surpreendentes para que o robô percorra esse trajeto.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Peça aos alunos que, em uma cartolina, façam o desenho do percurso que o robô deverá percorrer. Lembre-os que a forma deve ser geométrica e que isso os ajudará na compreensão e resolução do problema. Depois oriente os alunos que construam seus modelos, determine um tempo máximo para a montagem.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Peça aos alunos que expliquem suas montagens e programação. Faça perguntas como:

- Por que e como vocês utilizaram os sensores?

- Como vocês fizeram a programação?

- Por que vocês escolheram utilizar esses blocos de programação?

- O Seu robô conseguiu percorrer o trajeto?

Deixe que os alunos respondam e demonstrem suas teorias e pontos de vista. Isso auxiliará no desenvolvimento de habilidades comunicativas.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Proponha aos alunos um novo desafio, peça para eles criarem um novo percurso geométrico, eles deverão criar algo original que amplifique o conhecimento adquirido na primeira atividade. Caso haja tempo, você poderá pedir que eles relacionem o novo percurso a problemas reais, apresentando soluções inovadoras.

--

Avaliar

(Continuamente durante toda a aula)

  • Dê feedback sobre o desempenho de cada aluno.

  • Promova a autoavaliação.

  • Utilize as rubricas de avaliação fornecidas para simplificar o processo.

--

Dicas para o professor

Os alunos poderão fazer esboços no caderno sobre ideias de implementação e cálculos matemáticos que viabilizem toda a operação.

Diferenciar

Você poderá trabalhar temas como trânsito, percurso, rotas e GPS. Busque explorar situações cotidianas, a fim de engajar os alunos na busca de novas soluções.

bottom of page