top of page

SP-050

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

90-120 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Figuras geométricas planas

Conhecer as características das figuras geométricas planas

Aula criada por:

Daniel Rudolf

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

O objetivo dessa aula é evidenciar as diferenças e semelhanças entre as diversas figuras geométricas planas. Para isso utilizaremos o Spike Prime para demonstrar/ilustrar a formação de cada figura.

Preparar

Preparar slides com exemplos de figuras geométricas, com exemplos na natureza e nos ambientes urbanos.

Material do Aluno

Computador com APP LEGO Education Spike, kit Spike Prime, papel, lápis ou caneta.

Image-empty-state.png

Envolver

Mostrar os slides com os exemplos de figuras. Levantar exemplos vistos pelos alunos. Discutir as semelhanças e diferenças de cada exemplo.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Utilizando o material da caixa do Spike Prime, desafie os alunos a montar ou apresentar exemplos de 3 figuras geométricas (triangulo, círculo e quadrado).

Orientar os alunos a montar o Base Motriz 1 do App Lego Education Spike e reproduzir, via programação, o movimento para desenhar as 3 figuras geométricas.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Em roda, cada grupo deve explicar qual programação usou e quais as semelhanças e diferenças entre os códigos para cada figura.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Desafiar os alunos a programarem o robo para desenhar figuras geométricas com 5 lados ou mais. E, ao final, explicar o raciocínio desenvolvido para obter cada figura.

--

Avaliar

Durante o processo, o professor deve procurar entender a linha de raciocínio de cada time/aluno e buscar um entendimento coletivo sobre as diversas maneiras de alcançar os objetivos propostos. Ao final, discutir com todos as soluções e avaliar quais foram mais efetivas.

--

Dicas para o professor

Delimite espaços para cada time, porém mantenha-os próximos para possibilitar a troca de experiências.

Diferenciar

Se a turma for muito grande, alguns alunos podem ser responsáveis pelo registro do movimento do robô em vídeo e depois, repassar os movimentos para o papel.

bottom of page