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SP-052

SPIKE Prime

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60-90 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Colorindo os dias

Vamos abordar o estudo conceitual e histórico do uso das cores na ciência biológica, física e na arte. Usaremos o Disco de Newton na montagem e conceituar a programação.

Aula criada por:

JULIANA DE JESUS SANTOS

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Explorar o conhecimento sobre as cores e suas configurações. A abordagem nas Ciências biológicas e físicas. Conhecer o Disco de Newton e seu breve contexto histórico. Montar e programar a prototipagem utilizando os conceitos de movimentos e mecânica.

Preparar

Reveja o material do aluno e o material do professor.
Use um projetor para compartilhar esse material com os alunos durante a aula.

Material do Aluno

Entregue uma planilha para cada aluno registrar as informações observadas.



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Envolver

15 MINUTOS

Promova uma conversa sobre as cores e a luz:

  • O que são as cores?

  • Como elas se formam?

Retomar os conhecimentos prévios, cores primárias (amarelo, azul e vermelho) e aTeoria dos Pigmentos, geralmente trabalhado com as crianças em Arte e com tinta guache.

Também podemos abordar os aspectos das cores frias, cores quentes e cores neutras e os efeitos das cores no nosso cérebro.

Podemos começar a aula com a pergunta:

  • Qual sua cor favorita? Por quê?

  • E no dia a dia, onde as cores são importantes? Qual é sua função?

  • Você sabe como é formado o arco íris?

  • E os nossos olhos, visão, como funciona? Como percebemos as cores?

  • Como eram feitos os desenhos (flipboard)? R: Vários quadros por segundo, percepção dos olhos em relação a mudanças muito rápidas.

  • Enxergamos no escuro?

Reflexão da luz

  • Você sabe como funciona o sistema de cores das telas do computador?

  • Você sabe como funciona o sistema de cores de uma impressora colorida?

  • Quais as cores de tinta de uma impressora colorida?

  • Já ouviu falar do sistema RGB (red, green e blue)?

  • Já ouviu falar do sistema CMYK (cyan, magenta, yellow e black)?

Vídeo do YouTube do canal Manual do Mundo sobre experimento de Disco de Newton

Azul + Verde + Vermelho = Branco?

Simulador do site PhET Visão de Cor 1.1.24

Leitura de uma lenda indígena sobre o arco-íris de forma de trabalhar a interdisciplinaridade com Língua Portuguesa

A dança do arco-íris (Lenda indígena recontada por João Anzanello Carrascoza)

Disponível em:

3 contos indígenas para apresentar outra visão de mundo às crianças

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Explorar

35 MINUTOS

Para projetar o sistema motorizado do Disco de Newton primeiro vamos entender melhor o funcionamento do motor.

Realizar a montagem do experimento utilizando motor e um eixo para fixar o disco.

Será que vai dar certo?

Aqui podemos abordar com a programação o conceito de RPM (rotações por minuto) e frequência (rotações por segundo), os alunos devem realizar os testes e preencher a tabela do material.

Para exemplificar, podemos falar sobre:

  • o movimento de rotação da Terra

  • por que não enxergamos a pá do ventilador

Problema:

A velocidade do motor não é suficiente para dar a percepção para o experimento do disco de Newton.

Após a construção do modelo inicial e teste, os alunos devem discutir sobre o problema que eles precisam resolver e, então, chegamos nas engrenagens.

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Explicar

20 MINUTOS

Hora de juntar a sala, revisar e discutir as ideias, sincronizar as atividades.

Peça que os alunos compartilhem e expliquem seus modelos e resultados

Faça perguntas, como:

  • Como ficou a fixação do disco?

  • O motor tem RPM/velocidade suficiente?

  • O que podemos fazer para resolver esse problema?

Explicar como as engrenagens funcionam ou incentivar os alunos a pesquisar

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Elaborar

30 MINUTOS

Problema:

A velocidade do motor não é suficiente para dar a percepção para o experimento do disco de Newton.

Após a construção do modelo inicial e teste, os alunos devem discutir sobre o problema que eles precisam resolver e, então, chegamos nas engrenagens.

Os alunos devem melhorar o projeto com a utilização de engrenagens para aumentar a velocidade e então ter o disco de Newton funcional.

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Avaliar

Avaliar continuamente durante toda a aula

Avaliar:

  • a construção do projeto.

  • a compreensão da programação.

  • a compreensão sobre o experimento.

Lista de Observações

  • Precisa de ajuda

  • Pode trabalhar de forma independente

  • Pode ensinar os outros

Autoavaliação

  • Verde: Com alguma ajuda, consigo descrever o experimento.

  • Azul: Consigo descrever o experimento.

  • Roxo: Consigo descrever e explicar o experimento.

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Dicas para o professor

Com o tema cores podemos trabalhar várias abordagens. Brincadeiras lúdicas, associação com atividades de outras disicplinas, montar montagem maker e colorir. Proponha que seu aluno crie em casa o disco de Newton e brinque com os familiares, seria uma ótima oportunidade pra explicar o que aprendeu sobre as cores e os resultados no movimento do disco.

Diferenciar

É importante que seu aluno participe o máximo de todas as atividades de forma ativa e propositiva. Lançar questionamentos e indagações é uma boa forma de problematizar e estimular a habilidade de resolver problemas.

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