Suporte ao Professor
Preparar
Use um projetor para compartilhar esse material com seus alunos durante a aula. Esta aula foi projetada para ser realizada em pelo menos duas sessões de aula de 45 minutos. A Parte A compreende a apresentação do desafio e montagem e a Parte B compreende a programação e testes dos alunos.
Material do Aluno
O aluno deve ter à disposição o kit SPIKE prime e computador para programação.
Envolver
Inicie a aula falando sobre os veículos autonomos, faça perguntas orientadoras como:
Como os veículos autonomos funcionam?
Como eles sabem o trajeto que devem percorrer?
Como eles desviam dos obstáculos no caminho?
Explique sobre os sensores presentes em um veículo autonomo e diga que nessa aula faremos um.
--
Explorar
Separe os alunos em grupos de 3 a 4 integrantes, dando a cada grupo um kit SPIKE e computador. Peça para que sigam o manual de instruções para motar o robô.
--
Explicar
Instrua os alunos a programar o robô, de forma que chegando perto da parde ele pare, dê a volta e continue andando.
--
Elaborar
Após, deixe-os se divertir com a programação, diminuindo e aumentando a velocidade dos motores e graus da volta.
--
Avaliar
Pergunte aos alunos no final como foi toda a experiência, qual foi a maior dificuldade e o momento que mais gostam.
--
Dicas para o professor
Caso os alunos estejam com muita dificuldade, na metade da parte B faça a programação junto deles e para que consigam se divertir com a programação posteriormente.
Diferenciar
Promova uma competição entre eles entre os robôs para conferir qual consegue ir e voltar sem sair do percurso o maior número de vezes.