top of page

SP-056

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

30-45 min

Item 1

Iniciante

Maquete do Peter Parker

Construir uma maquete de energia renovável com peças LEGO do Spike Prime no intuito de ajudar Peter Parker em seu projeto de ciências.

Aula criada por:

Esdras Alves Leão

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Idear e prototipar maquete LEGO para entendimento do uso da energia sustentável.

Preparar

• Esta aula tem previsão para dois encontros de 45 minutos. No primeiro momento reúna os estudantes em dupla ou equipes de no máximo 04 estudantes distribuindo o link que dará acesso ao material do aluno. Promova um diálogo aberto para observar o que eles sabem sobre energia renovável.
• O segundo momento é a fase de construção da maquete e socialização da construção e o porquê da escolha pelos estudantes.

Material do Aluno

Compartilhe o link do PDF sobre energias renováveis: um futuro sustentável para que os estudantes possam fazer a leitura em formato digital ou impresso em dicas do professor.

Image-empty-state.png

Envolver

Busque saber o que os alunos sabem sobre energias limpas e seus sinônimos (sustentável e/ou renovável); peça que se reúnam em duplas para que discutam sobre formas de energia renovável e cite ao menos dois exemplos; A seguir oriente-os a escrever na lousa/quadro os dois exemplos escolhidos; realize a seguir a projeção em tela da animação do LEGO Peter Parker.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Peça que os estudantes formem equipes de no máximo 4 alunos ou duplas e distribua as maletas do Spike Prime; oriente-os a observarem todas as peças da maleta inclusive os sensores e motores. O objetivo dessa aula será criar uma solução que utilize energia renovavél. A construção é livre, porém lembre os alunos que a montagem deles deverá apresentar uma solução para um problema real que envolva o consumo de energia renovável. Contextualize a montagem falando para os alunos que o Peter Parker irá participar de uma feira de ciências, mas ele não conseguiu finalizar o seu projeto, por isso nessa aulas os alunos irão ajudá-lo a construir um protótipo para o projeto de ciências. Os estudantes terão 30 minutos para realizarem a construção e realizarem registro de imagem da construção final.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Peça para que os alunos expliquem suas montagens, eles deverão explicar como ela funciona e qual foi a solkução que eles encontraram para o problema selecinado.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Em nosso segundo encontro e tendo pedido ao final do primeiro encontro uma leitura prévia do material do aluno peça que construam um Power Point com a imagem do projeto, o tipo de ambiente que seu protótipo funciona e peça que o deixem em formato online com compartilhamento para toda a turma em 15 minutos.

--

Avaliar

Pergunte aos estudantes que já possuem o acesso a todos os trabalhos que se encontram no Power Point se poderia existir processos de melhorias nas construções e como os mesmos fariam e o porquê. Neste momento reserve 10 minutos para que possam fazer as devidas modificações em seus projetos e em seguida peça que desconstruam e guardem de forma organizada na maleta do Spiker Prime.

--

Dicas para o professor

Antes de iniciar esta atividade é interessante passar a animação LEGO do Peter Parker para promover o engajamento e levá-lo a construir um modelo em peças LEGO da maquete que não ficou muito boa na avaliação do professor.

Sugiro lançar a seguinte pergunta: Como podemos ajudar o Peter Parker a não tirar uma nota baixa em seu projeto de ciências? Construa uma maquete que melhor representaria o uso da energia renovável e tente salvá-lo de sua nota baixa.

O link do vídeo segue abaixo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=U9WVI0SVuN0&ab_channel=MarvelHQBrasil

 

Além deste vídeo sugiro disponibilizar o PDF sobre energias renováveis: um futuro sustentável no material do aluno para uma leitura prévia caso tenha interesse.

 

https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13564/15382/16539.

Diferenciar

Peça que seus estudantes expliquem as transformações de energia ocorrida em suas construções e nas dos demais colegas. Para isso forneça uma folha de papel para que os estudantes observem no Power Pointe online os tipos de maquetes LEGO.

bottom of page