SP-066

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60-90 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Lixeira Inteligente

Este plano de aula consiste em fazer uma lixeira que se movem por alguns momentos em ambiente, detectando possíveis obstáculos para se desviar e que auxiliam sempre as pessoas terem por perto o local

Aula criada por:

Claudiomir do Nascimento Faria

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Incentivar os alunos a criarem soluções que possam auxiliar o cuidado com o meio em que vivemos, mantendo ambientes limpos.

Preparar

Confira os materiais necessários para a aula e certifique-se de que todos os componentes eletrônicos estão funcionando

Material do Aluno

  • SPIKE Prime

  • Papelão

  • Tesoura

  • Fita

  • Cola

  • folha

  • Lápis para fazer desenho

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Envolver

As vezes no nosso próprio pátio da escola, vemos papéis de bala, pedaços de folhas de cadernos, e outros pequnos objetos que são jogados no chão ou que caem sem querer quando estamos passamos. Então vamos criar algo que facilite o acesso a esses pontos de maneira que possamos jogar esse lixo em um local adequado ou poder pegar o que está perto da lixeira e jogarmos no seu devido lugar.

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Explorar

Primeiro vamos construir uma base com o Spike prime que possa se locomover e ao chegar próximo as paredes ou algum obstáculo desviar. Logo em seguida vamos discutir e construir como iremos fazer um recipiente que possa ser acoplado em cima do robô para que possamos alcançar o nosso objetivo.

Sabemos que nós podemos criar uma lixeria para colocar em cima de nosso robô. Vamos ser criativos? Como será nossa lixeira? Qual peso? Formato? Vamos desenhar como seria esse recipiente que devera ser acoplado em nosso robô para podermos concluir?

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Explicar

Expliquem porque do formato, do tamanho e como foi feito o robô. O que você mudaria nele se for necessario?

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Elaborar

Após as explicações solicite que os alunos respondam algumas perguntas a partir de observações e possam rever pontos dos projetos:

  • Quanto tempo será que ele fica parado para poder termos resultados? 

  • Como foram colocados os sensores para eles não baterem nas paredes e se locomoverem no espaço?

  • A velocidade está boa?

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Avaliar

A avaliação deve acontecer durante todo o projeto, o professor pode solicitar uma autoavaliação levando em consideração alguns pontos:

  • Explicar se o projeto foi realmente um bom projeto e para que mais você usaria um trabalho como esse. 

  • Como foi dividido trabalho na equipe? 

  • Quais as dificuldades encontradas?

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Dicas para o professor

Os materias como papelão, cola, tesoura são sugestões para construir o recipiente, mas se a equipe desejar pode fazer com os próprios elementos LEGO.

Diferenciar

As equipes podem ter 5 minutos para fazer uma start up para poderem falar o porque que o seu produto é melhor para se adquirido e ter uma votação da melhor apresentação para incentivar o empreendedorismo.