top of page

SP-068

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

30-45 min

6 ao 9 ano

Iniciante

Calculando Velocidade Média e Aceleração

Usar a movimentação do rinoceronte montado pelos alunos para calcular velocidade média e aceleração.

Aula criada por:

Rafael de Paula Santos

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Calcular a velocidade média e avaliar os dados do grupo e de outros grupos. Conceituar e aplicar o conceito de aceleração.

Preparar

Construir o taxi disponível na atividade complementares "Percorrendo Distância"

Material do Aluno

Trena ou régua e computador com programa Spike Prime instalado

Image-empty-state.png

Envolver

Começar aula perguntando aos alunos como eles acham que é calculada a velocidade de veiculos ou pessoas em um corrida. Como é possivel afirmar que determinado carro ou atleta chegou ou esva a determinada velocidade.

Deixar que eles criem teorias e se perguntem se realmente faz sentido ou não.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Os alunos divididos em grupos irão montar o rinoceronte. Para a montagem será utilizado o kit SPIKE Prime da LEGO Education.

Programar o rinoceronte, para seguir uma linha reta por tempos diferentes e sempre que ele parar medir a distância percorrida. Com os dados de distância e o tempo gasto questiona-los como seria possivel calcular a velocidade média do rinoceronte durante o percurso.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Peça para que as equipes expliquem como fizeram a programação e se houve ou não mudança de velocidades com distâncias diferentes e o porquê?

--

Image-empty-state.png

Elaborar

O aluno compreendendo e possuindo a velocidade média será capaz de calcular a aceleração média que o rinoceronte possuiu durante os percursos. Podendo diminuir as rotações em trechos especificos para ter acelerações diferentes.

--

Avaliar

Pergunte aos alunos o que eles aprenderam e como aprenderam. O que eles acharam mais difícil e como as simulações feitas se aplicam ao dia a dia deles.

--

Dicas para o professor

A turma será dividida em grupos, cada grupo recebe o conjunto Spike com o manual de montagem que pode ser compartilhada pelo celular dos alunos.

Diferenciar

bottom of page