Suporte ao Professor
Preparar
Use um projetor para apresentar aos estudantes o conceito de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial.
Material do Aluno
- Conjunto SPIKE™ Prime LEGO® Education;
- Computador com aplicativo de programação do SPIKE instalado;
Envolver
Assista ao vídeo a seguir com a turma e converse sobre como essas tecnologias fazem parte do nosso dia a dia. https://www.youtube.com/watch?v=ZqpQbsVdqsU&feature=emb_imp_woyt
Em seguida, peça para que os alunos identifiquem onde encontramos algumas dessas tecnologias nos componentes do kit SPIKE Prime.
--
Explorar
Em grupos de 4 alunos, oriente que os estudantes pesquisem mais informações sobre o uso dessas tecnologias na atual produção industrial. Em seguida, solicite que os estudantes acessem as instruções de montagem da unidade “Automatize-o” e reflitam sobre de que outras formas as indústrias poderiam utilizar da tecnologia aplicada na atividade.
--
Explicar
Após a montagem e reflexão, os alunos deverão montar uma pequena apresentação em forma propaganda (pode ser um panfleto ou um vídeo curto), que demonstre as vantagens que uma indústria teria ao introduzir esta tecnologia na sua produção e explique como eles desenvolveram esta ideia.
--
Elaborar
· Peça a os alunos que compartilhem qual dos modelos dos seus colegas mais os inspiraram e questione se algumas das ideias apresentadas poderiam ser fundidas em um único modelo. Como isso seria desenvolvido? Essa fusão traria ainda mais benefícios para a produção ou não?
· Converse sobre como o compartilhamento de ideias é uma importante etapa do processo de criação de projetos inovadores.
· Dê tempo para os alunos desmontarem seus modelos, arrumarem as peças de volta nas bandejas e limparem suas estações de trabalho
--
Avaliar
Continuamente durante toda a aula:
Avaliação do material produzido
Dê feedback sobre o desempenho de cada grupo.
Promova a autoavaliação, com critérios pré-definidos, como o trabalho em equipe, organização do grupo, colaboração e divisão de tarefas.
--
Diferenciar
Durante as apresentações dos modelos, construa um “mural dos bugs” com os registros de tudo que não saiu como o esperado e quais as soluções encontradas pelos estudantes.