SP-070

Image-empty-state.png

60-90 min

Ensino Médio

Intermediário

Lançamento de Projéteis

Nesta aula o aluno testará seus conhecimentos em lançamento oblíquo, em uma aula mais dinâmica e divertida.

Aula criada por:

Ronald Rodriguez Costa

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Colocar em prática e testar as equações do movimento oblíquo, previamente já definida pelo professor em aulas anteriores.

Preparar

Confira se o Kit SPIKE Prime está completo;
Confira se o controlador da sua caixa está carregado e demais componentes estão funcionando;
Divida as funções do grupo.

Material do Aluno

- Conjunto SPIKE™ Prime LEGO® Education;

- Computador com aplicativo de programação do SPIKE instalado;

- Papel e caneta para as devidas anotações e tomadas de dados;

- Instrumentos de medidas como transferidor e trena;

- Calculadora científica;

- Celular (filmadora e cronômetro).

Image-empty-state.png

Envolver

Na intenção de promover uma aula interdisciplinar, o professor pode usar o contexto da guerra fria, entre União Soviética e EUA, analisando o alcance de mísseis. Perguntas como: Qual seriam as dificuldades para um lançamento tão longo? Quais eram os melhores alcances de mísseis na época?

Essas perguntas são "ganchos" inclusive para falar um pouco da corrida espacial.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Uma vez dado o desafio, que é o de lançar objetos com um lançador construído com o Kit SPIKE Prime, os alunos deverão montar e programar seus lançadores de objetos e analisar os diferentes resultados registrados variando os parâmetros como velocidade de lançamento e inclinação de lançamento do projétil.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Depois de uma conversa e debate entre os integrantes do grupo, os alunos explicarão, não só para o professor, mas também para a turma as suas conclusões e resultados obtidos durante a tarefa proposta.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

A física, assim como qualquer outra ciência, passa por evoluções e correções são feitas ao longo do tempo. Em uma aula de robótica ou em uma aula experimental de física não é diferente. Os alunos precisarão promover melhorias em suas montagens, a fim de conseguir melhores resultados com os seus lançamentos.

--

Avaliar

A avaliação e autoavaliação do aluno é feito durante o processo e no final, na entrega de resultado. Sendo o processo algo mais importante do que o próprio resultado do experimento, pois a partir das medidas feitas e os erros cometidos durante o processo, o aluno já se autoavalia e se autocorrige, evoluindo assim para um outro nível.

--

Dicas para o professor

Trabalho com conteúdo de outras disciplinas como história e geografia.

Este problema de lançamento de foguetes em longas distâncias, gerou a famosa corrida espacial. Este tema, com certeza fará da sua aula mais prazerosa e rica em conteúdo.

Diferenciar

Promova uma pequena disputa entre as equipes, na intenção de encontrar o lançador mais eficiente. promovendo uma troca de informações entre os alunos.