SP-078
SPIKE Prime
45-60 min
6 ao 9 ano
Iniciante
Irradiações adaptativas nos vertebrados
Nesta aula, diferentes estruturas de locomoção serão elaboradas e associadas às irradiações adaptativas dos vertebrados serão simuladas e testadas em diferentes locais com peças do LEGO SPIKE Prime.
Aula criada por:
Alan Bonner da Silva Costa
Suporte ao Professor
Preparar
Será necessário deixar as caixas do kit LEGO SPIKE Prime prontas e separar o local que será utilizado para testar o robô se locomover. Também é necessário um cronômetro ou relógio para medir o tempo que o robô levou para se locomover, uma fita métrica ou régua para medir a distância de um metro, que será a distância padrão (1 metro) para testar a eficiência dos apêndices locomotores em todos os casos.
Material do Aluno
- Conjunto SPIKE™ Prime LEGO® Education;
- Computador com aplicativo de programação do SPIKE instalado;
-Lápis e papel para anotar quanto tempo demorou a locomoção do robô em cada situação.
Explorar
É hora de botar a mão na massa! Deve-se dividir a turma em grupos de 3 alunos. Eles deverão construir um robô com base na atividade “Corrida de Pulga” do SPIKE Prime e 3 tipos de apêndices para locomoção (um deles pode ser a própria “perna” da pulga do modelo). Estimule-os a usar da criatividade e tentar simular estruturas que existem nos animais (patas de equinos, nadadeiras de tartarugas, pés humanos, ventosas de anuros e aves, etc.). Para cada apêndice colocado, deve-se colocar o robô para se locomover pela distância de um metro e medir o tempo gasto para que esse deslocamento fosse feito nos dois tipos de solo (areia e concreto). Depois disso, os resultados devem ser tabelados e comparados, para se identificar qual apêndice fez o robô se mover mais rápido em cada tipo de solo.
--
Explicar
Os alunos deverão apresentar os apêndices criados, em quais animais eles se inspiraram para a construção de cada um, a programação realizada para a locomoção e os resultados obtidos na tabela.
--
Elaborar
Com base nos testes feitos, devem-se criar hipóteses que expliquem por que alguns apêndices são mais rápidos e outros mais lentos nos diferentes pisos. Depois, deve-se fazer uma associação entre os apêndices desses robôs e os ambientes que eles foram mais eficientes com as estruturas locomotoras dos animais vertebrados e os locais que eles vivem e criar hipóteses para o surgimento dessas características nesses ambientes. Os alunos precisam concluir que os vertebrados ocuparam diferentes ambientes ao longo da história e que as características que eram mais propícias para a sobrevivência nesses ambientes foram se mantendo, e aquelas que não eram foram sendo eliminadas pela morte dos seus portadores.
--
Avaliar
A avaliação deve ser feita analisando a forma que os alunos trabalharam em equipe, a montagem do robô e dos apêndices, a eficiência da programação, se os testes seguiram os requisitos (distância, pisos e medição do tempo), a precisão e condução da apresentação dos resultados e a elaboração das hipóteses sobre a eficiência dos apêndices em cada ambiente e sua associação com as estruturas locomotoras dos seres vivos.