SP-080

Image-empty-state.png

60-90 min

6 ao 9 ano

Intermediário

Testando a atmosfera em espaços confinados

O tema riscos em ambientes confinados será abordado por intermédio do uso do SPIKE Prime. A atividade consistirá na construção de um robô para inspeção prévia de espaços confinados. Utilizando elementos LEGO.

Aula criada por:

Luiz Antonio da Costa Rodrigues

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Identificar os conceitos da poluição de atmosferas internas e seu efeito na saúde humana.

Preparar

Já pensou nos riscos do trabalho em espaços confinados?
Certamente você já estudou os impactos da poluição atmosférica na saúde humana. Nesse encontro abordaremos os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores podem ser expostos. Alguns trabalhos precisam ser realizados em ambientes fechados em função das características estruturais de veículos e estruturas (Ex. Embarcações, aeronaves e tanques). Nossa atividade pretende conceber e prototipar um robô capaz de realizar uma inspeção preliminar dos espaços antes da entrada do trabalhador. Considerando as funções e peças disponíveis, verifique os vídeos de apoio e discuta com sua equipe sobre os riscos da atividade em espaços confinados.

Material do Aluno

- Conjunto SPIKE™ Prime LEGO® Education;

- Computador com aplicativo de programação do SPIKE instalado;

-Sensor de Luz, Sensor de Giroscópio, Sensor de Distância. 

Image-empty-state.png

Envolver

Veja a seguinte notícia: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2021/02/25/trabalhador-desmaia-dentro-de-caixa-dagua-de-6-metros-de-profundidade-em-em-araguari.ghtml

A realização de trabalhos em espaços confinados demanda a observação e o cumprimento de uma série de procedimentos de segurança. O desenvolvimento de tecnologias capazes de reduzir a exposição dos trabalhadores pode promover maior efetividades dos trabalhos, reduzindo os riscos e eventuais prejuízos.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Vamos construir nosso robô inspetor de ambientes confinados?

Para iniciar nossa atividade você deverá seguir os passsos

Passo 1- Conceituar os itens abaixo.

a) Atmosfera perigosa.

b) Ambiente confinado.

c) Gases tóxicos.

Passo 2 - Acesse o link dos vídeos de apoio.

Passo 3 - Verifique se os conceitos construídos no Passo 1 estão corretos.

Passo 4 - Escolha peças 10 peças e as organize em 3 grupos de cores.

Passo 5- Construa um circuito representando diferentes espaços confinados que precisem de serviços e estabeleça padrões atmosféricos insalubres representados por uma cor das peças selecionadas no Passo 4.

Passo 5 - Elabore uma proposta de sequência lógica para testar a efetividade de um robô capaz de avaliar as atmosferas simuladas.

Passo 6 – Registre o teste em vídeo e resumo no formato de resumo científico.

Conhecendo brevemente os riscos dos trabalhos em ambientes confinados, elabore propostas (breves) de ações e estratégias que possam reduzir a exposição do trabalhador aos riscos ambientais da atividade em tais ambientes.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Elabore uma breve apresentação (Ex. infográfico ou vídeo) da proposta elaborada no item Explorar. Use a criatividade e não esqueçade ser detalhista, objetivo e assertivo.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Represente sua proposta utilizando uma estrutura de validação por pares. Para isso você deverá apresentar as idéias para o grupo e solicitar a colaboração de todos em cada etapa.

--

Avaliar

Realize o teste da sua proposta utilizando o robô construído! A equipe deverá avaliar o desempenho e efetividade utilizando o conceito de coesão do alinhamento da ação observada com o objetivo proposto.

--

Dicas para o professor

Leia o material enviado pelo professor.

Verifique o kit disponível e carregue as baterias previamente.

Diferenciar

Promova a autonomia dos seus alunos!