top of page

SP-083

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

30-45 min

Item 1

Iniciante

Programação em Par

Os alunos aprendem por que é importante ter papéis ao programar juntos.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Pratique a programação em par.
Modificar programas.

Preparar

Verifique se os hubs SPIKE Prime estão carregados, especialmente se estiverem conectados por Bluetooth.

Material do Aluno

----------------

Image-empty-state.png

Envolver

Inicie uma discussão com os alunos. Peça aos alunos que imaginem que estão andando de carro com 4 pessoas. Discuta quais seriam os papéis de cada pessoa no carro. Embora os alunos possam identificar alguns papéis divertidos das pessoas no banco de trás, esperamos que eles identifiquem pelo menos uma pessoa no banco da frente como o motorista. Se os alunos não reconhecerem que alguém deve navegar (mesmo que apenas seguindo o aplicativo), faça perguntas para identificar essa função.

Concentre-se nas funções do motorista e do navegador. Pergunte aos alunos quais são as funções do motorista e do navegador?

--

Image-empty-state.png

Explorar

Explore com os alunos as funções de motorista e navegador ao trabalharem juntos para programar.

Discuta que a programação em pares é mais do que apenas duas pessoas trabalhando no mesmo projeto. Na programação em pares, cada parceiro terá um papel a desempenhar. Revise essas funções juntos como um grupo.

  • Um “driver” está pensando na programação necessária e usando o computador para digitar o código.
  • Um “navegador” ajuda a direcionar o driver, garantindo que todo o código seja escrito corretamente – as portas estão corretas, os operadores são precisos e assim por diante.

Faça com que cada membro da equipe assuma uma função para praticar o trabalho em conjunto.

Peça aos alunos para criar uma imagem em seu hub. Os alunos podem visualizar Light Matrix – Actions – show_image() na Base de conhecimento para ver todas as imagens pré-carregadas.

  • Peça ao Parceiro 1 que trabalhe como o “motorista”.
  • O parceiro 2 deve funcionar como o “navegador”. Escolha sua imagem favorita.
  • O parceiro 1 deve digitar o programa para exibir a imagem escolhida pelo parceiro 2.
  • O parceiro 2 verifica a programação conforme ela é digitada e antes do programa ser testado.

Peça aos alunos que levantem os hubs para compartilhar as imagens com a turma.
Peça aos alunos que troquem de papéis e concluam a mesma atividade.

Cada aluno deve obter uma nota adesiva.

  • Peça a cada pessoa que escreva o nome da imagem de que mais gostou no post-it.
  • Peça aos alunos que criem gráficos de barras na parede para mostrar a popularidade das imagens.
  • As notas adesivas contendo a mesma imagem serão colocadas verticalmente para representar o número de vezes que foram usadas. Cada nome de imagem deve ter sua própria coluna.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Revise o gráfico de barras com os alunos e discuta suas imagens favoritas.

Discuta como os alunos trabalharam em seus papéis. Faça perguntas aos alunos como:

  • Por que você acha importante que cada um tenha um papel na programação?
  • O que é importante sobre o papel do motorista?
  • O que é importante sobre o papel do navegador?
  • Com que frequência você acha que os parceiros devem trocar de papéis?
  • Como as funções foram importantes ao criar o gráfico de barras? Por que você acha que isso é diferente?

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Os alunos trabalharão juntos para jogar um jogo de depuração.

Explique aos alunos que cada parceiro será o “motorista” e depois o “navegador” para praticar essas funções.

  • O parceiro que atua como motorista criará um novo programa que insere uma palavra ou imagem ou uma combinação de ambos.
  • O driver deve cometer um erro intencionalmente.
  • O papel do navegador será encontrar o erro e explicar como corrigi-lo.

Os alunos devem completar várias rodadas para garantir que cada um deles pratique em ambas as funções.

Com a classe, discuta como os alunos conseguiram ser bem-sucedidos em cada função.

--

Avaliar

Observação do professor
Discuta o programa com os alunos. Faça perguntas aos alunos como:

  • Onde você encontrou a lista de imagens disponíveis para a matriz de luz?
  • Como vocês trabalharam juntos como uma equipe?
  • O que você fez em cada função para ajudar seu colega de equipe?

Autoavaliação
Peça aos alunos que respondam o seguinte em seus diários:

  • O que você aprendeu hoje que pode ser útil ao trabalhar com um parceiro para programar?
  • O que você fez em cada função para ajudar seu colega de equipe?
  • Que características de um bom companheiro de equipe eu demonstrei hoje?
  • Peça aos alunos que se classifiquem em uma escala de 1 a 3 em relação ao gerenciamento do tempo hoje.
  • Peça ao aluno para avaliar a si mesmo em uma escala de 1 a 3, em seu gerenciamento de materiais (peças) hoje.

--

Dicas para o professor

Diferenciar

bottom of page