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SP-089

SPIKE Prime

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30-45 min

Item 1

Iniciante

Ação de automatização

Os alunos adicionarão um motor a um modelo para automatizar a ação.

Aula criada por:

LEGO® Education

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Os alunos irão:

Construa e programe um modelo que automatize uma tarefa.

Preparar

Certifique-se de que os hubs SPIKE Prime estejam carregados, especialmente se estiverem conectados por Bluetooth.

Material do Aluno

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Envolver

Envolva os alunos em uma discussão sobre automação. Peça aos alunos que forneçam ideias sobre o que é automação e forneçam exemplos de itens do dia a dia que fornecem automação. Considere mostrar imagens ou vídeos conforme necessário para que os alunos entendam como a automação acontece.

Mostre aos alunos o vídeo da lição SPIKE Prime Extra Resources - Ideas, the LEGO Way . Use este vídeo para iniciar uma discussão sobre o que poderia ser automatizado no modelo mostrado. Discuta ideias para adicionar um motor para automatizar o movimento fornecido pelas duas pessoas no vídeo.

 

 

Perguntas para investigar

Como um mecanismo pode ser motorizado para adicionar automação? Como a automação pode facilitar as tarefas?

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Explorar

Desafie os alunos a adicionar um motor ao braço da torre para automatizar o movimento do personagem, em vez de precisar movê-lo manualmente.
Os alunos projetarão uma ideia para adicionar um único motor ao braço da torre. Os alunos devem esboçar uma ideia para adicionar o motor e, em seguida, escrever seu pseudocódigo sobre como programar o movimento do braço da torre. Os alunos precisam considerar o desenho do braço da torre, entendendo como ele pode se mover, para programar o movimento a ser automatizado.

Abra um novo projeto na tela de programação do Python. Peça aos alunos para apagar qualquer código que já esteja na área de programação. Os alunos devem conectar seu hub.
Os alunos irão programar o movimento do braço. Use o pseudocódigo para ajudar a criar o programa. Lembre os alunos de testar seu programa várias vezes para garantir que ele se mova conforme o esperado. Peça aos alunos para adicionar comentários de código usando # para explicar as etapas do programa.

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Explicar

Os alunos devem compartilhar seu projeto e programa final, explicando como o programa automatiza o movimento.

Faça perguntas aos alunos como:

  • Como você programou seu modelo? Peça aos alunos que compartilhem seus comentários sobre o programa para explicar.
  • Que decisões você teve que tomar ao adicionar o motor?
  • Que decisões você teve que tomar ao programar seu movimento?
  • Como adicionar o motor para automatizar o movimento facilita a tarefa?
  • Quais foram as áreas que você teve que depurar ou solucionar problemas?
  • O que foi difícil nesse desafio?

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Elaborar

Peça a dois grupos de alunos que se reúnam para formar um grupo maior.

O Grupo 1 apresentará seu modelo e programa ao Grupo 2. O Grupo 2 apresentará seu modelo e programa ao Grupo 1.

Ambos os grupos devem se concentrar nos comentários de código fornecidos em cada programa. Os grupos trabalharão juntos para garantir que os comentários do código descrevam claramente cada programa.

Trabalhando juntos, os grupos devem criar instruções básicas de usuário para sua automação. Cada grupo pode adicionar essas instruções ao início de seu programa usando um comentário de código.

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Avaliar

Observação do Professor:
Discuta o programa com os alunos.

Faça perguntas aos alunos como:

  • Como conseguiu motorizar seu mecanismo?
  • Que decisões você precisou tomar para adicionar o motor?
  • Por que é importante criar comentários de código, incluindo instruções do usuário?

Autoavaliação:
Peça aos alunos que respondam o seguinte em seus diários:

  • O que você aprendeu hoje sobre como adicionar automação ao movimento?
  • Quando a automação pode ser útil?
  • Que características de um bom companheiro de equipe eu demonstrei hoje?
  • Peça aos alunos que se classifiquem em uma escala de 1 a 3 em relação ao gerenciamento do tempo hoje.
  • Peça ao aluno para avaliar a si mesmo em uma escala de 1 a 3, em seu gerenciamento de materiais (peças) hoje.

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Dicas para o professor

Diferenciar

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