Suporte ao Professor
Preparar
Certifique-se de que os hubs SPIKE Prime estejam carregados, especialmente se estiverem conectados por Bluetooth.
Certifique-se de que os alunos construíram o modelo Hopper, que foi usado na lição Hopper Run.
Material do Aluno
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Envolver
Inicie uma discussão com os alunos sobre os diferentes tipos de pistas – pistas para carros, pistas para pessoas, pistas para bicicletas, etc. Existem muitos tipos diferentes de pistas que você pode percorrer. Considere mostrar vídeos ou imagens de diferentes tipos de pistas.
Desafie os alunos a criar uma pista para a corrida que inclua áreas retas e curvas.
Cada grupo deve projetar uma pista de corrida básica para Hopper se mover. O percurso deve ter pelo menos 5 etapas, incluindo movimentos retos e curvas.
Perguntas para investigar
Como a tarefa a ser concluída determina a maneira como um robô precisa se mover? Por que documentar movimentos é importante?
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Explorar
Os alunos irão programar seu Hopper para executar o curso.
Discuta com os alunos como Hopper pode ser programado para se mover nas formas necessárias para correr ao longo da trilha. Identifique diferentes maneiras pelas quais eles poderiam fazer os motores se moverem sem alterar o design do modelo.
Peça aos alunos que pensem em maneiras diferentes pelas quais cada motor pode se mover para fazer o modelo andar reto ou girar.
- Por exemplo, o motor E pode se mover rapidamente enquanto o motor F se move lentamente usando um movimento de tanque do par de motores.
- Por exemplo, um motor pode se mover em graus enquanto o outro está parado.
Peça aos alunos que escrevam um programa em pseudocódigo para explicar as etapas e os elementos de programação necessários para concluir a corrida.
Abra um novo projeto na tela de programação do Python.
- Peça aos alunos para apagar qualquer código que já esteja na área de programação.
Para este desafio, diga aos alunos para incluir um comentário de código usando o # em seu código para cada etapa dos movimentos da pista para explicar o movimento do modelo (ou seja, movendo-se em linha reta, como ele gira, movendo-se para trás).
Incentive os alunos a completar uma etapa da corrida por vez. Testar e iterar no programa será importante durante este desafio. Lembre os alunos de observar o console em busca de mensagens de erro e consultar a Base de conhecimento conforme necessário para obter ajuda.
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Explicar
Permita que os alunos compartilhem seus programas finais e como programaram o Hopper.
Pergunte aos alunos
- Como você programou seu Hopper para passar pelas diferentes partes da corrida?
- Que problemas de depuração você teve? Você teve alguma mensagem de erro durante a programação?
- O que foi difícil nesse desafio?
Peça aos alunos que revisem os comentários de código usados em seu programa para determinar se o código foi bem documentado e é fácil de seguir. Discuta vários exemplos em classe para pensar sobre as melhores práticas de documentação.
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Elaborar
Permita que os alunos experimentem correr em outros cursos desenvolvidos por outros grupos. Os alunos precisarão criar um novo programa para concluir o novo curso. Lembre os alunos de testar seu programa várias vezes para garantir que ele se mova conforme o esperado do pseudocódigo. Peça aos alunos para adicionar comentários de código usando # para explicar as etapas do programa.
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Avaliar
Observação do Professor:
Discuta o programa com os alunos.
Faça perguntas aos alunos como:
- Como você abordou a programação de cada etapa para o desafio?
- Por que foi importante documentar cada etapa do seu programa?
- Por que testar sua programação em cada etapa é importante?
Autoavaliação:
Peça aos alunos que respondam o seguinte em seus diários:
- Por que verificar cada etapa de um longo processo é uma maneira de ver a depuração do tempo?
- O que foi difícil nesse desafio?
- Que características de um bom companheiro de equipe eu demonstrei hoje?
- Peça aos alunos que se classifiquem em uma escala de 1 a 3 em relação ao gerenciamento do tempo hoje.
- Peça ao aluno para avaliar a si mesmo em uma escala de 1 a 3, em seu gerenciamento de materiais (peças) hoje.