Suporte ao Professor
Preparar
• Certifique-se de que os hubs SPIKE Prime estejam carregados, especialmente se estiverem conectados por Bluetooth.
Material do Aluno
--------------
Envolver
( Atividade em grupo, 5 minutos )
Envolva os alunos a pensar sobre como um sensor de cores funciona.
Usando 4 peças de cores diferentes, desafie os alunos a competir em um jogo. Diga aos alunos que você vai segurar um tijolo colorido e eles devem fazer a ação atribuída a essa cor. Considere escrever as ações listadas abaixo em algum lugar que os alunos possam ver.
Azul = Bater palmas
Amarelo = Pular
Verde = Pisar
Vermelho = Girar
Qualquer outra cor = não fazer nada
Peça aos alunos que se levantem. Jogue várias rodadas segurando cores diferentes e deixando os alunos reagirem. Considere começar devagar e depois acelerar para que os alunos se movam muito rapidamente na última rodada.
Discuta este jogo com a classe. Pergunte aos alunos o que lhes disse para fazer uma determinada ação. Discuta como isso é semelhante a um sensor de cor. O sensor recebe informações (entradas) com base na cor que “vê” e, em seguida, executa a ação atribuída pelo programa (ou não faz nada se a cor não estiver no código).
Perguntas para investigar
• Como um sensor de cor pode ser usado para fornecer informações para causar reações?
--
Explorar
( Pequenos Grupos, 20 minutos )
Os alunos explorarão o trabalho com um sensor de cores e uma declaração condicional.
Direcione os alunos para a seção BUILD no aplicativo SPIKE. Aqui os alunos podem acessar as instruções de construção para Kiki, o Cachorro. Os alunos devem construir o modelo. Você também pode encontrar as instruções de construção em https://education.lego.com/en-us/support/spike-prime/building-instructions listadas como Ajuda!
Oriente os alunos a abrir um novo projeto na tela de programação Python. Peça aos alunos para apagar qualquer código que já esteja na área de programação. Os alunos devem conectar seu hub.
Instruções If/Else
Os alunos investigarão como usar o sensor de cor e criar uma declaração if/else.
Apresente aos alunos o modelo Kiki que tem visão aguçada para cores diferentes usando seu “olho” sensor de cores. Peça aos alunos que pensem em maneiras de usar o sensor de cores para fornecer informações. Peça aos alunos que localizem o sensor de cor que construíram no meio do modelo. Discuta com os alunos como criar uma declaração condicional que permita a Kiki tocar um som se a cor azul for detectada e um som diferente se a declaração for falsa.
Crie um fluxograma para este programa.
Fluxograma de amostra:
Forneça aos alunos este código de amostra para usar o sensor de cores. Os alunos precisarão digitar este programa na tela de programação. Peça aos alunos que executem o programa.
from spike import PrimeHub, App, ColorSensor
hub = PrimeHub()
app = App()
color_sensor = ColorSensor('B')
#Describe how each color makes the model react
color=color_sensor.wait_for_new_color()
#If the color is blue, play the bird sound and print “detected blue” in the console
if color == 'blue':
app.play_sound('Bird')
print('Detected', color)
#If the color is not blue, play the dog barking sound and print “what happened?” in the console
else:
app.play_sound('Dog Bark 1')
print(‘What happened?’)
Dê aos alunos tempo para investigar o programa, incluindo a alteração da cor detectada. Discuta o programa em grupo.
--
Explicar
( Grupo inteiro, 5 minutos )
Discuta com os alunos como o programa funcionou.
Faça perguntas aos alunos como:
• Como funciona este programa?
• Como funciona a instrução if/else (usando linguagem verdadeiro/falso)?
• Por que o modelo não reage a todas as três cores de maneira diferente no programa?
• Como funciona a instrução else?
--
Elaborar
( Pequenos Grupos, 10 minutos )
Os alunos investigarão como combinar declarações condicionais em uma única declaração usando o código Elif.
Peça aos alunos que pensem em como adicionar ao seu programa para que possamos reproduzir sons diferentes para cada cor. Peça aos alunos para tocarem um som se o azul for detectado, um som diferente se o verde for detectado e um terceiro som se nenhum deles for verdadeiro e o amarelo for detectado.
Apresente a instrução elif aos alunos. Elif é uma combinação de else e if e só pode ser incluída após uma instrução if. Uma instrução elif permite que o programa defina uma nova condição se a primeira condição ou se a instrução for lida como falsa, fornecendo uma próxima etapa no programa.
Compartilhe o fluxograma de amostra com os alunos para discutir o caminho de um programa que inclui uma instrução elif.
Fluxograma de amostra:
Peça aos alunos que modifiquem seu programa para incluir uma instrução elif. Os alunos devem reconhecer que o elif deve estar entre o if da primeira condição e ser seguido pelo else da condição definida pelo elif.
Exemplo de programa:
from spike import PrimeHub, App, ColorSensor
hub = PrimeHub()
app = App()
color_sensor = ColorSensor('B')
#Describe how each color makes the model react
color=color_sensor.wait_for_new_color()
#if color is blue, play bird sound and write "detected blue" in the console.
if color == 'blue':
app.play_sound('Bird')
print('Detected', color)
#if color is green, play angry cat sound and write "detected green" in the console.
elif color == 'green':
app.play_sound(‘Cat Angry’)
print('Detected', color)
#if color is blue, play barking sound and write "detected yellow" in the console.
else:
app.play_sound('Dog Bark 1')
print('Detected', color)
Dê tempo aos alunos para explorar o programa e mudar os sons. Peça aos alunos que compartilhem seus programas.
--
Avaliar
( Exercício em grupo, 5 minutos )
Observação do Professor:
Discuta o programa com os alunos.
Faça perguntas aos alunos como:
• Como o programa if/elif/else funcionou?
• O que aconteceu quando você adicionou um loop à sua instrução condicional?
• Por que você deseja incluir instruções if/else e elif em programas?
Autoavaliação:
Peça aos alunos que respondam o seguinte em seus diários:
• O que você aprendeu hoje sobre o uso de declarações condicionais e loops juntos?
• Que características de um bom companheiro de equipe eu demonstrei hoje?
• Peça aos alunos para avaliarem a si mesmos em uma escala de 1 a 3, em sua gestão de tempo hoje.
• Peça ao aluno para avaliar a si mesmo em uma escala de 1 a 3, em seu gerenciamento de materiais (peças) hoje.