Suporte ao Professor
Preparar
• Certifique-se de que os hubs SPIKE Prime estejam carregados, especialmente se estiverem conectados por Bluetooth.
• Certifique-se de que os alunos construíram o modelo Break Dancer, que foi usado na lição Break Dancer Break Down.
Material do Aluno
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Envolver
( Discussão em grupo, 5 minutos )
Crie um plano para testar programas para identificar e corrigir bugs.
Inicie uma discussão com os alunos sobre como resolver problemas. Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que tiveram um problema ou problema ou em uma ocasião em que tiveram uma experiência que não saiu conforme o esperado.
Discuta o que poderia ter ajudado a mudar a situação. Faça perguntas como:
• Que medidas você poderia ter tomado antecipadamente para obter um resultado melhor?
• O que você poderia ter feito quando percebeu que havia um problema para ajudar a mudar o resultado?
Discuta as ideias dos alunos para solucionar problemas de sua experiência e liste ideias de como solucionar problemas. Compartilhe as etapas para identificar bugs ou poste na sala de aula para todos os alunos consultarem.
Etapas para ajudar a identificar erros:
• Planeje o programa criando um pseudocódigo ou fluxograma
• Documente o programa usando o # para comentários de código dentro do programa
• Teste seu programa com todos os tipos de dados que são relevantes ou esperados para serem usados
• Teste seu programa com tipos de dados que não se espera que sejam usados ou fora do intervalo esperado
Perguntas para investigar
• Como os engenheiros de software identificam problemas em um programa?
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Explorar
( Pequenos Grupos, 20 minutos )
Os alunos usarão um modelo de dançarino de break para investigar a identificação de bugs e corrigi-los.
Oriente os alunos a abrir um novo projeto na tela de programação Python. Peça aos alunos para apagar qualquer código que já esteja na área de programação. Se os alunos concluírem a lição Break Dancer Break Down, eles poderão começar com esse programa e modificá-lo. Os alunos devem conectar seu hub.
Adicionando a um programa de trabalho
Os alunos identificarão estratégias para encontrar bugs ao adicionar a um programa.
Peça aos alunos para executarem o programa existente da lição Break Dancer Break Down ou forneça esse programa aos alunos. A execução do programa existente permitirá que os alunos confirmem que não há erros atuais no programa.
Peça aos alunos que modifiquem seu programa para que o dançarino só se mova quando o sensor de cor detectar uma cor de acordo com a seguinte tarefa. Você pode usar este gráfico ou trabalhar em conjunto para criar o seu próprio.
Dê tempo aos alunos para criar seu novo programa. Os alunos devem testar seu programa para se certificar de que funciona. Lembre os alunos de utilizar o processo discutido na seção engajar para testar o programa em busca de bugs.
Peça aos alunos que registrem todas as atividades de depuração em seus diários. Se uma mensagem de erro for recebida no console, os alunos podem copiá-la. Os alunos também devem copiar quaisquer erros descobertos durante o teste em seu diário.
do spike import ColorSensor, Motor, PrimeHub
do spike.control import wait_for_seconds
hub = PrimeHub()
leg_motor=Motor('F')
arm_motor=Motor('D')
color_sensor=ColorSensor('B')
contagem = 0
# Defina o movimento com base na cor detectada se a contagem for menor que 10.
while count <10:
wait_for_seconds (2)
color = color_sensor.wait_for_new_color()
if color == 'blue':
leg_motor.set_default_speed(-40)
leg_motor.run_for_rotations(1)
elif color == 'green':
arm_motor.set_default_speed(-60)
arm_motor.run_for_rotations(1)
elif color == yellow:
leg_motor.set_default_speed(-20)
leg_motor.run_for_rotations(2)
arm_motor.set_default_speed(-20)
arm_motor.run_for_rotations(2)
elif color == 'red':
leg_motor.set_default_speed(-80)
leg_motor.run_for_rotations(2)
arm_motor.set_default_speed(-80)
arm_motor.run_for_rotations(2)
else:
hub.speaker.beep (60, 0.5)
count = count + 1
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Explicar
( Grupo inteiro, 5 minutos )
Discuta o programa com os alunos e onde eles encontraram bugs.
Faça perguntas aos alunos como:
• Que erros você encontrou em seu programa?
• Você recebeu alguma mensagem de erro no console? Em caso afirmativo, como a mensagem de erro foi útil para localizar e depurar o programa?
• Como você testou o programa para os valores esperados? E os inesperados?
• Algum dos problemas pode ter ocorrido com o modelo? Por que ou por que não?
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Elaborar
( Pequenos Grupos, 10 minutos )
Desafie os alunos a criar um programa que faça seu dançarino se mover em uma batida usando seu sensor de cores para controlar os movimentos.
Peça aos alunos que utilizem seu programa para criar uma nova dança que faça com que seu modelo de dançarino se mova com uma batida. Os alunos podem tocar uma música ou apenas cantarolar uma batida. O dançarino deve mover-se rápido e devagar ao ritmo que pode ser controlado quando os alunos seguram cada peça de cor no sensor de cor.
Dê tempo aos alunos para investigar o programa para ver se alguma mudança é necessária. Em seguida, os alunos devem criar seus movimentos para combinar com a batida.
Peça aos alunos que compartilhem seus movimentos finais com a turma. Considere fazer uma festa dançante para todas as modelos ao mesmo tempo.
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Avaliar
( Exercício em grupo, 5 minutos )
Observação do Professor:
Discuta o programa com os alunos. Faça perguntas aos alunos como:
• Como o teste ajuda a identificar erros em seu programa?
• Por que testar seu programa para valores esperados e inesperados?
• Quais são os tipos de erros que você pode receber? Como você pode usá-los para consertar seu programa?
Autoavaliação:
Peça aos alunos que respondam o seguinte em seus diários:
• O que você aprendeu hoje sobre identificação e correção de bugs?
• Que características de um bom companheiro de equipe eu demonstrei hoje?
• Peça aos alunos para avaliarem a si mesmos em uma escala de 1 a 3, em sua gestão de tempo hoje.
• Peça ao aluno para avaliar a si mesmo em uma escala de 1 a 3, em seu gerenciamento de materiais (peças) hoje.