top of page

SP-JP-043

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

45-60 min

6 ao 9 ano

Avançado

Desafio da Ponte

A atividade consiste em criar uma sequência de eventos simultâneos onde um carro pare em frente ao sensor de cor, acionando a descida da ponte e permitindo a passagem do navio.

Aula criada por:

André Gonçalo da Costa Junior / Bruno Rodrigues Bronzeado de Moura

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

A atividade consiste em criar uma sequência de eventos simultâneos onde um carro pare em frente ao sensor de cor, acionando a descida da ponte e permitindo a passagem do navio.

Preparar

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

  1. Apresentação do projeto e das tarefas para os grupos (Grupo A, Grupo B e Grupo C).
  2. Motivar os alunos destacando a importância da colaboração, criatividade e habilidades de programação.
  3. Explicar a dinâmica do desafio e a importância de cada grupo na atividade.

--

Image-empty-state.png

Explorar

  1. Grupo A: Montar o carro e explorar os conceitos básicos de movimento reto e controle de motores.
  2. Grupo B: Montar a ponte rolante e o semáforo, explorando o acionamento do sensor de cor e controle dos motores.
  3. Grupo C: Montar o navio e explorar os conceitos de movimento preciso.

--

Image-empty-state.png

Explicar

  1. Grupo A: Explicar a programação do carro para parar em frente ao sensor de cor e esperar o tempo necessário para aguardar o sinal abrir e a ponte rolante descer.
  2. Grupo B: Explicar a programação da ponte rolante para começar a abaixar ao detectar o carro.
  3. Grupo C: Explicar a programação do navio para atravessar no momento exato e emitir um som de buzina ao passar.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

  1. Organizar a execução do desafio, com o carro do Grupo A se aproximando do sensor de cor, acionando a sequência de eventos.
  2. Garantir que a ponte rolante esteja suspensa enquanto o navio passa por baixo.
  3. Carro seguir viagem a partir do momento em que a ponte abaixar e o sinal ficar verde.

--

Avaliar

  1. Realizar uma discussão em grupo sobre o desafio.
  2. Avaliar o desempenho dos grupos, destacando pontos positivos e áreas de melhoria.
  3. Refletir sobre a importância da colaboração, programação e resolução de problemas na conclusão do desafio.
  4. Incentivar a troca de ideias e experiências entre os alunos.

--

Dicas para o professor

Diferenciar

bottom of page