top of page

SP-JP-071

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

45-60 min

3 ao 5 ano

Iniciante

Girando o mundo

Numa mesa, com o mapa mundi, usar o um robô do kit spike premium para arrastar um bloco até um continente pré determinado.

Aula criada por:

Antonio Alves Mangueira, Allison Peixoto Leite, Milene Franco Moreira

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Conhecer e reconhecer os continentes

Preparar

Verificar o espaço, se há kits suficientes para todos os grupos, se há mesas e cadeiras suficientes.

Material do Aluno

-

Image-empty-state.png

Envolver

Perguntar aos alunos quais modalidades esportivas eles conhecem, depois falar sobre modalidades olimpicas em seguida, apresentar os 5 arcos olimpicos, que representam os 5 continentes e em seguida, falar sobre os continentes.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Construir um robô capaz de arrastar um bloco até um continente, representado no mapa, dado pelo professor. O professor separará a turma em grupos e cada grupo, ficará livre para montar o seu robô da maneira que achar melhor, para atingir o objetivo do desafio.

--

Image-empty-state.png

Explicar

O professor irá motivar os grupos, depois de montar seus robôs, para cada grupo explicar uns aos outros como foi montado o seu robô. Que peças ou motores e programação foi utilizada. Irão comparar uns com os outros, suas peças e programação, e verificar quais diferenças foram encontradas no processo.

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Além do modelo pré determinado pelo kit, cada grupo poderá acrescentar mecanismos diversos para incrementar o seu robô para atingir o objetivo, tais como: garras, pás, arrastadores, empurradores, etc. para tentarem um desfio lançado pelo professor, de tentar trazer de volta o bloco usado no desafio.

--

Avaliar

O professor poderá veirifcar se houve interação entre grupos, se houve resistencia em formação de grupos e socialização. Cada aluno ou grupo, poderá se auto avaliar e externar quais dificuldades encontraram no decorrer do desafio do processo.

--

Dicas para o professor

O professor poderá dar dicas de qual modelo o aluno poderá usar para concluir o desafio, caso perceba que o aluno ainda não saiba qual deles usar ou não tenha ideia de montar, sugira um dos modelos pre determinado.

Diferenciar

O professor poderá propor uma corrida entre os robôs e uo que os próprios alunos contruam um mapa mundi

bottom of page