top of page

SP-JP-322

SPIKE Prime

Image-empty-state.png

90-120 min

6 ao 9 ano

Avançado

Robótica Olímpica

Desenvolver o pensamento lógico, criativo e colaborativo dos alunos, utilizando a robótica como ferramenta para explorar uma modalidade olímpica pouco difundida no Brasil. A natação.

Aula criada por:

Adriano Quaresma / Diego Patricio

Suporte ao Professor

Objetivos da Aula

Desenvolver o pensamento lógico, criativo e colaborativo dos alunos, utilizando a robótica como ferramenta para explorar uma modalidade olímpica pouco difundida no Brasil. A natação.

Preparar

Material do Aluno

Image-empty-state.png

Envolver

Apresente o tema "Robótica Olímpica" aos alunos, despertando seu interesse e curiosidade. Contextualize a importância da robótica na sociedade atual, mencionando sua aplicação em diferentes áreas, incluindo o esporte. Discuta os princípios da BNCC e como eles estão presentes nessa atividade.

--

Image-empty-state.png

Explorar

Divida a turma em trios e atribua a cada trio a modalidade proposta para explorar. Cada trio deverá pesquisar sobre a natação.

 

Utilize o manual de instruções para a construção da base do seu veículo de teste, acesse o software SPIKE. Clique na aba “Construir” e utilize o passo a passo presente no manual “Base Motriz

 

Utilize a imaginação para construir uma área adequada que vai servir para as raias da piscina e cada raia vai possuir seu nadador.

 

Após a montagem, será necessário conectar 2 motores com as rodas livres e também o sensor de toque na parte frontal.

--

Image-empty-state.png

Explicar

Em sala de aula, cada trio apresentará sua ideia de como criar um nadador, compartilhando as informações entre si.

 

A criação e programação será livre para os alunos, sempre respeitando a largura da raia da piscina.

 

Os alunos deverão colocar seus nadadores no ponto de partida, após um sinal sonoro deverão reproduzir seus nadadores dentro da raia, os nadadores percorrerão 2 metros, tocar numa ponta da piscina representado por alguma barreira, girar, retornar para o ponto de partida e parar.

 

Ao final com os dados coletados, terão que fazer as comparações entre os tempos dos trios que participaram.

 

 

--

Image-empty-state.png

Elaborar

Cada trio terá a tarefa de projetar e construir um robô que possa simular o desempenho de um atleta da natação. Eles deverão considerar aspectos como velocidade, força e precisão específicas necessárias para a modalidade. Os alunos deverão utilizar o kit SPIKE Prime disponíveis.

--

Avaliar

Os grupos apresentarão seus robôs para a turma, explicando como eles foram projetados e demonstrando seu funcionamento. Promova uma avaliação conjunta, incentivando os alunos a identificar os pontos positivos e desafios encontrados durante o processo de construção. Discuta como a robótica pode contribuir para aprimorar o desempenho humano nas modalidades olímpicas.

--

Dicas para o professor

Diferenciar

bottom of page